5 Dicas (nunca são demais) para Aumentar a Taxa de Conversão
- 13 de Outubro, 2020
- Marketing de Performance
Conseguir aumentar a taxa de conversão é um grande feito, quando se idealiza uma estratégia de marketing digital com cabeça, tronco e membros.
Desde o aumento das taxas de cliques à diminuição das taxas de rejeição, passando pelo melhoramento da jornada de navegação de um website, aumentar a taxa de conversão é sinal que conseguimos criar um website ou página capazes de reter e converter visitantes.
Contudo, para lá chegar, é necessário um processo meticuloso, mas não deve incorrer em micro testes. Saiba sim, testar as páginas certas, alterar os CTA’s certos e analisar corretamente os dados. E porquê? Isto porque, nem tudo num website tem de ser testado. Quando o fazemos, por vezes, estamos apenas a atrasar mais o seu processo e capacidade de resposta.
Por outro lado, com tantos case studies espalhados pela internet, fica fácil de pensar que só por otimizar a taxa de conversão aumentamos diretamente as vendas e o cash-flow do nosso negócio.
Assim, o importante é focar-nos verdadeiramente no que é importante. Ao fazermos isso estamos mais perto de melhorar o seu desempenho.
A pensar nisso, dou-lhe 5 dicas (nunca são demais) para conseguir melhores resultados e aumentar a taxa de conversão.

A Taxa de Conversão é um fator importante para o seu negócio: saiba como aumentar
5 Dicas para Aumentar a Taxa de Conversão
Analise as Taxas de Rejeição e Saída
De todas as métricas a analisar para decidir se vai avançar ou não para um teste de taxa de conversão numa determinada página, a Taxa de Rejeição e a Taxa de Saída são as mais importantes a ter debaixo de olho.
Analise sempre as páginas com maiores taxas de saída e compare-as com as páginas que têm uma taxa de saída mais baixa.
Ao analisar uma página com uma alta taxa de rejeição ou saída, pergunte-se porque é que isso acontece. Por norma, existem 2 razões:
- Há conteúdo que falta na página que o público estava à procura e a página simplesmente não o fornece;
- Ou então não consegue encontrar os elementos de navegação para levá-los até onde desejam ir.
Logo, examinar os principais CTAs torna-se imperativo para garantir que estes sejam claros para o público. Um bom mapa de Links é fundamental para aumentar a navegação e facilidade de leitura do seu website.
Testar Conteúdo e CTAs
Quando falo em testar conteúdo, falo de Headlines e texto corrido. Já testar os CTAs, é testar os triggers que ativam o comportamento de um utilizador numa determinada página.
Assim, a minha sugestão é que comece por alterar mensagens, cor ou o tamanho dos seus Headlines, ou CTA’s. No fundo, é realizar testes A/B. Se conseguir ajustar esses elementos ao ponto de conseguirem converter, quer dizer que conseguiu uma vitória!
Recorra a inquéritos (surveys)
Uma ótima forma de garantir que os seus testes à taxa de conversão resultam, é realizar inquéritos aos utilizadores.
Questione sobre o que estes precisam, procuram e tire o máximo proveito disso! Não faça um inquérito com respostas de”sim” ou “não”. Em vez disso, faça perguntas abertas para obter um feedback específico sobre o que pode e deve melhorar.
Se começar a perceber padrões em termos das sugestões dadas pelos utilizadores, chega a hora de testar a taxa de conversão consoante os dados recolhidos. Assim, vai saber onde tem de agir e em quais páginas ou página.
Não realize micro testes
Testar pequenos elementos num website, um por um, geralmente não é benéfico e não o suficiente para perceber se as alterações vão valer a pena.
É por isso que é tão importante testar apenas os elementos que terão um grande impacto. Após encontrar uma grande mudança e a consiga suportar com dados que funcionem, volte à análise e otimize essa mudança.
A ideia é entender o que funcionou e tentar tirar proveito disso mesmo. Como referi em cima, quanto mais perde tempo em detalhes, pior é para o website. Uma que vez que, pode ficar preso num determinado processo.
Não é à-toa que o Portal Marketing Charts (em 2012) referia que, testar múltiplas páginas é uma metodologia difícil e tira tempo e foco no que é importante.
Foco nos objetivos
Não sendo uma dica propriamente técnica, é fundamental para não perder a meta que quer atingir.
Pode ser tentador testar descontroladamente várias partes diferentes do seu website e justificá-lo dizendo a si mesmo que, independentemente do que acontecer, vai conseguir obter dados relevantes que poderão ser reutilizados e aproveitados. No entanto, é importante não perder de vista todo o objetivo que é aumentar a taxa de conversão.
Mantenha-o sempre presente e siga estas dicas. Apesar de serem aparentemente básicas, são aquelas onde a maior parte das empresas falha. Um back to basics nunca é demais.
Acredite, se as seguir vai encontrar novas formas e interessantes para aumentar o ROI do seu website, e aumentar a taxa de conversão. (Ah! Prova também que executa na perfeição a sua estratégia digital!)
Se precisar de ajuda, fale comigo e saiba como a Consultoria de Marketing Digital o pode ajudar.
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António Castro
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