Marketing Digital para Dentistas | Atraia Novos Pacientes

Atrair novos clientes deve ser uma prioridade para todos os negócios e o Marketing para Dentistas, ajuda nisso mesmo; mais clientes e mais faturação

Este deveria ser o pensamento de todas as clínicas dentárias quando pensam em Marketing Digital: serem assertivas o suficiente para procurem alternativas aos canais tradicionais e impulsionar as suas vendas e faturação. Sim, vendas. Apesar de ser um termo demasiado cru para a competitiva indústria dentária, é para o que esta trabalha. Certo?

Com efeito, este artigo aborda o Marketing Digital para Dentistas, a sua importância, quais as vantagens (por área do digital), mas mais importante de tudo, como esta abordagem pode ser a derradeira arma competitiva para atrair os pacientes certos e convertê-los em vendas.

Preparado para fazer o seu negócio sorrir de novo?

A Importância do Marketing Digital para Dentistas

Um dos maiores erros atuais no mercado é o facto de os dentistas trabalharem o digital (aqueles que o fazem) só porque sim, sem cuidado e à procura de contactos sem filtro (à espera (literalmente) que os pacientes entrem pela porta).

O que se esquecem é que sem uma estratégia digital por trás, não atraem ninguém, não se posicionam, nem criam autoridade suficiente para serem considerados especialistas na área da resolução de problemas de Saúde Oral.

O que me leva a…

Sabia que quando se trata de uma compra com interferência na própria saúde, os pacientes dentários passam 77% do seu tempo a pesquisar online por soluções?

 

Marketing Digital para Dentistas

Marketing Digital para Dentistas

Esta curiosidade está em tudo relacionada com 4 fatores que os dentistas ignoram sobre a sua presença digital. São eles:

1) Pacientes sintomáticos (e cíclicos)

Os pacientes não sabem qual o tratamento que precisam ou qual é o necessário para a resolução do seu problema. Procuram informação em bruto e consoante a dor que têm.

2) Fazem pesquisa

O facto de procurem por tudo e mais alguma coisa, acreditam que tudo é indicado para o seu caso. No fundo, procuram por soluções até que uma delas faça mais sentido.

3) Procuram informações específicas

Os consumidores dentários, antes de avançarem para a compra, procuram informações muito específicas e relacionadas com preço, custo ou acessibilidade.

4) Os consumidores dentários procuram segundas opiniões

Antes de resolverem o seu problema dentário, procuram sempre por segundas opiniões. Sejam elas por razões financeiras, planos de tratamento, dúvida ou incerteza, uma coisa é certa o consumidor dentário nunca fica satisfeito com o primeiro resultado.

Com efeito, estes 4 fatores são a prova que existe mercado digital para os dentistas e que bem trabalhado representa um mar de oportunidades.

Contudo, também acredito que exista um desconhecimento “mais técnico” sobre o que o Marketing Digital pode fazer pelos dentistas. Coincidência, é exatamente esse o próximo ponto.

Vantagens do Marketing Digital para Dentistas

Para falar sobre as vantagens do Marketing Digital para Dentistas ou Clínicas Dentárias, tenho obrigatoriamente de falar sobre as áreas do digital, e de como estas podem ser ferramentas para angariar mais pacientes e gerar mais vendas, claro.

1) SEO (ou otimização para motores de busca)

O SEO para Dentistas surge como um aliado vital à estratégia digital. Além de “rankear” a clínica e os serviços oferecidos nos resultados das pesquisas orgânicas, também os posiciona localmente (SEO Local).

Sim, o primeiro passo a tomar no Marketing Digital para Dentistas deve ser atuar onde a clínica está localizada.

Com uma estratégia de SEO implementada, a clínica vai começar a aparecer nos resultados de pesquisas realizadas na zona de atendimento e, consequentemente aumentar a notoriedade junto dos potenciais consumidores dentários.

A título de curiosidade, nos EUA, a maioria das clínicas dentárias obtém uma taxa média de fecho de venda 18% através de leads orgânicos. Todas através de SEO local. Claro que, é uma realidade diferente. Mas mostra como, e num país imenso, as pessoas procuram serviços dentários na sua área de residência.

Estas são as principais vantagens do SEO para dentistas:

 

Reconhecimento da marca

Posicionar o website da sua clínica nos primeiros lugares dos motores de busca é o mesmo de estar à frente dos concorrentes locais. Criar notoriedade e autoridade local é um passo para atrair ainda mais pacientes. Seja um especialista!

Mais tráfego online e offline

Quando conseguir que o website da sua clínica esteja bem cimentado no Google, tenho a certeza que vai receber mais visitas (online e offline).

A maioria das pessoas clica nos primeiros links dos resultados de pesquisa. Logo, com uma estratégia de SEO focada em qualidade e relevância (Títulos, Meta-Descriptions e Conteúdos Web otimizados) vai conseguir aumentar o número de pacientes à sua porta.

Resultados Mensuráveis

Uma das maiores vantagens do SEO para dentistas é a medição de resultados. Posição média, volume de tráfego do site, interação com o site (CTAs), fontes de tráfego e leads, além da conclusão de metas. Tudo em SEO pode ser controlado e medido!

Desta forma, vai saber sempre o que está ou não a funcionar.

2) PPC (Google Ads)

A maioria dos anunciantes dentários concentram-se nas palavras-chave de alto volume/tráfego que custam mais dinheiro e trazem leads pouco qualificados.

No fundo, trabalham em massa e não de forma otimizada. Através de uma publicidade PPC (Google Ads) otimizada é possível controlar todos os detalhes dos anúncios e garantir a segmentação das pessoas certas no momento certo com a mensagem certa.

Estas são as principais vantagens de ter Consultoria em Google Ads.

Leads e conversões de qualidade

Uma das grandes vantagens do Google Ads para dentistas é exatamente o facto de oferecer forecasting de leads mais qualificadas e taxas de conversão mais altas. Uma vez que, vai trabalhar diretamente para quem deseja atrair.

Segmentação e Critério

Além de segmentação por palavras-chave (extremamente eficaz), ainda é possível segmentar para que apareçam apenas na cidade onde atua, nos dias e horários que mais interessam e até mesmo por dados demográficos (idade, sexo e rendimento familiar).

3) Social Media Marketing

Estudos revelam que, mais de 40% das pessoas confiam nas informações que encontram nas Redes Sociais antes de decidir em relação ao dentista.

As Redes Sociais para Dentistas devem ser encaradas como uma porta virtual para o escritório. E porquê? Porque cada vez mais as pessoas procuram respostas imediatas, gostam de ler reviews e saber opiniões sobre produtos ou serviços.

Estas são as principais vantagens das Redes Sociais para Dentistas:

Criar relacionamentos

As Redes Socias para dentistas são uma grande oportunidade para conhecer os gostos e desgostos dos pacientes.

Atualmente, uma página que esteja sem conteúdo, não interessa. A verdade é dura, mas é a realidade de hoje em dia.

É fundamental, não só nas Redes Sociais, criar interação, sentido de comunidade ou oferecer conteúdo diferenciado, para aumentar o engagement e confiança dos consumidores.

Gerar referências

O marketing mouth-to-mouth das Redes Sociais para Dentistas pode fazer maravilhas pela popularidade e engagement da sua clínica. Por exemplo: parcerias com influencers.

Atrair novos pacientes (Paid Media)

Através das ferramentas de paid media das redes sociais pode captar a atenção de potenciais pacientes. Pode segmentá-los e trabalhar consoante o tipo de suporte que desejar (post patrocinado, vídeo, anúncios de conversão, etc).

Desta forma, pode conseguir novos pacientes, qualificados e, em simultâneo, conciliar investimento e retorno.

4) Email Marketing

O Email Marketing para Dentistas pode ser uma forma excelente para criar um ambiente familiar com os seus pacientes. Mesmo sendo uma relação à distância. Mantenha os pacientes informados, enviando emails semanais ou mensais sobre novos serviços, mudanças de atendimento, novos funcionários ou até mesmo eventos no consultório.

Estas são as principais vantagens do Email Marketing para Dentistas:

Personalização e Fidelização

Uma simples mensagem personalizada pode ser a diferença entre um paciente único e um paciente fidelizado.

Tempo e dinheiro

Ora vejamos, comunicar em massa e gastar pouco dinheiro, não lhe parece atrativo?

Através ferramentas de Email Marketing pode criar fluxos de comunicação com os seus pacientes e comunicar as ofertas certas, no momento certo.

Se tempo é dinheiro para o seu gabinete, não deixe de lado o esforço hercúleo de comunicar em massa através dos meios tradicionais.

Mais tráfego e maiores taxas de conversão

Utilize os emails para direcionar o tráfego para o seu website e aumentar a força e a reputação do mesmo. Desta forma, também trabalha SEO.

Por outro lado, se comunicar conteúdo valioso e útil, é meio caminho andado para reter logo ali uma lead qualificada.

5) Content Marketing

Se fala de si, da sua clínica e não da solução para os problemas dos seus pacientes, pare já! Comece a pensar em comunicar soluções. É hora de atualizar o seu plano de Content Marketing.

Estas são as principais vantagens do Content Marketing para Dentistas:

Visibilidade e Tráfego

A produção de conteúdo de qualidade vai acrescentar autoridade às páginas do website da sua clínica e reforçar a visibilidade e posição nos resultados das pesquisas orgânicas.

Vantagem competitiva

Seja um especialista. Crie um blog, torne-se uma referência no mercado da Saúde Oral e destaque-se dos seus concorrentes. Com artigos relevantes e que forneçam soluções exatas, tenho a certeza que vai atingir cada vez mais leitores e potenciais pacientes.

Acrescente valor e Diversidade

O Content Marketing para Dentistas pode envolver vídeos, tutoriais, blogs e muito mais. O mais importante de tudo é tornar este tipo de conteúdo diferenciado e que consiga reter a atenção de quem os lê.

Produzir com qualidade custa, mas após delinear um caminho e um calendário focado, tudo fica mais fácil.

6) Desempenho e performance Web

O desempenho e performance web devem ser a prioridade antes de qualquer outra estratégia digital. Se o website não captura a atenção de potenciais pacientes em menos de 3-4 segundos, de que vale apostar na sua presença online?

Razões pelas quais deve apostar num website estruturado e planeado:

Seja especialista

Os pacientes dentários geralmente são indecisos quando se trata de escolher uma clínica:

  • Procuram competência
  • Procuram relação qualidade/preço

Crie um website que agregue estas duas valências. Estabeleça-se como um dentista especialista, comunique verdadeiramente o que faz e mostre resultados (testemunhos são um bom exemplo).

User-Experience

Quando um paciente encontra um website de uma clínica dentária espera ter uma experiência fácil, agradável, encontrar soluções para o seu problema e saber onde clicar para marcar a consulta.

Tão simples quanto isto. Pense no utilizador e não em si.

Design e Estrutura

Quando apresenta um design web, intuitivo e renovado, transmite logo confiança. Uma imagem moderna significa logo que tem os melhores equipamentos e técnicas do mercado.

Por outro lado, relativamente à estrutura, se oferecer uma experiência interativa, com conteúdo friendly focado nas verdadeiras necessidades do utilizador, caminha para reter e atrair novos leads.

Programação e construção (código)

Procure por soluções que juntem o melhor dos dois mundos: Marketing Digital e Design Web.

Pense em plataformas CMS para a construção do seu website. Por exemplo, o WordPress é um excelente meio para conseguir mais clientes e mais negócios.

Além disso, tem tudo o que precisa com esta ferramenta. É de fácil instalação, intuitivo, consegue construir um website numa questão de minutos e geri-lo de forma completamente autónoma à sua medida.

Preparado para levar o Marketing Digital para a sua clínica?

 

Em suma, como pode constatar, para a prática dentária existem inúmeras maneiras de fazer Marketing Digital.

O meu conselho será sempre que esteja atento à sua concorrência e capitalize oportunidades. No Marketing Digital para Dentistas/Clínicas Dentárias, o conhecimento dos pacientes está em primeiro lugar. Use-o para se conseguir ligar à comunidade, criar conteúdo relevante e dominar as suas frentes de ataque.

Para isso, combine as diferentes estratégias digitais e melhor a sua prática dentária. Quando der por ela, vai estar a atrair mais pacientes e a criar um fluxo de vendas constante!

Também poderá estar interessado em:

  1. Como pode uma estratégia de SEO ajudar uma PME
  2. Como melhorar a sua estratégia digital em 20207
  3. 7 Vantagens do Marketing Digital para PMES
  4. Saiba porque é tão importante subir no Google
  5. Qual é o papel de um Consultor de Marketing Digital?

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner