Consultoria de Marketing Digital: a solução para a sua empresa

Porque é que é uma solução de marketing para a sua empresa?

Para mim, a Consultoria de Marketing Digital é uma solução quando é realizada com foco nas pessoas e no valor que acrescenta ao negócio!

E porquê? É simples!

The best marketing doesn’t feel like marketing.” — Tom Fishburne, Founder & CEO, Marketoonist

Aposto e acredito que a Consultoria de Marketing Digital deve apresentar Consistência, Relevância e Foco (verdadeiro) nas necessidades do cliente do seu produto ou serviço. O sucesso é a consequência inevitável e natural deste acrescentar de valor partilhado com a empresa em causa tanto em sucesso, como em esforço.

Mas volta a questão, porquê?

Porque, e por vezes, temos de ter a capacidade de saber ouvir e conhecer diferentes visões. Sair da nossa bolha e seguir caminhos alternativos à nossa rotina. Trabalhar em análises diagnóstico, planos de melhoria e implementação, e acrescentar métodos que possam ser dinamizados pelos nossos próprios recursos internos, para a resolução dos obstáculos que não nos deixam chegar aos resultados que procuramos.

Agora que conhece a minha opinião, qual é a sua? A Consultoria de Marketing Digital é então, uma solução ou uma alternativa?

Calma, não responda já! Sabe porquê? Vai depender em que fase de maturação se encontra o seu negócio.

Uma das primeiras questões que deve colocar a si mesmo, enquanto responsável de projeto, departamento ou até enquanto responsável da própria empresa, é se tem pessoas na sua equipa de trabalho com conhecimentos para seguirem e atingirem os resultados pretendidos.

A) Fase de arranque de uma empresa

Por exemplo, nesta fase, a decisão em seguir uma Consultoria de Marketing Digital tem de ser bem pensada.

Se está no início, tem de dar tempo para integrar todo o processo de comunicação digital por todos os elementos da equipa. Lembre-se sempre, elaborar e delinear um bom Plano de Negócio e Marketing Digital é essencial para que toda a equipa esteja em sintonia.

Só depois disso, deve definir as estratégias mais corretas para conseguir comunicar e deixar uma presença digital bem vincada.

Primeiro, conhecer e dar confiança a quem está consigo. Segundo, tem de dar tempo a todos para conhecerem com quem vão concorrer e saber como funciona o mercado onde está inserido o projeto.

No fundo, nada como deixar a equipa sentir o pulso ao mercado e sair da zona de conforto e procurar respostas.

B) Fase de crescimento da empresa

Aqui sim, nesta fase, a Consultoria de Marketing Digital é uma solução para acrescentar valor.

Nesta fase quando precisa de alimentar os vários canais digitais em que a organização atua, um boost de know-how, estratégia digital e planeamento, tornam-se mais-valias para o trabalho diário.

Para além disso, não tem de pensar na Consultoria de Marketing Digital como uma despesa ou custo, tem sim de a entender como um aconselhamento, guia e visão externa para lidar com questões problemáticas de marketing ou comunicação.

Desbloquear o que está ou não a funcionar, testar novas soluções e ações para atingir melhores resultados. É acima de tudo, o clique para impulsionar o seu negócio no plano digital.

C) Empresa estável e cimentada no mercado

Por último, se a sua empresa estiver cimentada e estável no mercado, a Consultoria de Marketing Digital é excelente para complementar dois objetivos:

1 – Passagem de conhecimento de Marketing Digital;
2 – Implementação de boas práticas de Marketing, Skills, Processos e Metodologias no seu Departamento de Comunicação e Marketing.

Quer isto dizer que, e neste cenário, a Consultoria de Marketing Digital acaba por ser uma solução combinada: de Marketing e Formação.

Tem ainda como consequência, o alinhamento da visão interdepartamental sobre a importância do Marketing e dos seus processos para toda a empresa.

Agora, chega o momento! A Consultoria de Marketing Digital é então…

O “extra-mile” que a sua empresa precisa para conseguir:

Mas tudo isto só é possível, se existir um trabalho que respeite a dimensão da sua empresa, os desejos dos seus clientes e que lhe garanta um posicionamento digital sólido, eficaz e mensurável.

Se tem uma equipa de Marketing na sua empresa e quer trabalhar melhor a sua Estratégia de Marketing Digital, Estratégia de Geração de Leads e Geração de Conteúdo, por que não trabalharmos em conjunto.

Fale comigo para saber o que a Consultoria de Marketing Digital pode acrescentar (de valor) ao seu negócio!

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner