Consultoria de Marketing Digital: a solução para a sua empresa

Porque é que é uma solução de marketing para a sua empresa?

Para mim, a Consultoria de Marketing Digital é uma solução quando é realizada com foco nas pessoas e no valor que acrescenta ao negócio!

E porquê? É simples!

The best marketing doesn’t feel like marketing.” — Tom Fishburne, Founder & CEO, Marketoonist

Aposto e acredito que a Consultoria de Marketing Digital deve apresentar Consistência, Relevância e Foco (verdadeiro) nas necessidades do cliente do seu produto ou serviço. O sucesso é a consequência inevitável e natural deste acrescentar de valor partilhado com a empresa em causa tanto em sucesso, como em esforço.

Mas volta a questão, porquê?

Porque, e por vezes, temos de ter a capacidade de saber ouvir e conhecer diferentes visões. Sair da nossa bolha e seguir caminhos alternativos à nossa rotina. Trabalhar em análises diagnóstico, planos de melhoria e implementação, e acrescentar métodos que possam ser dinamizados pelos nossos próprios recursos internos, para a resolução dos obstáculos que não nos deixam chegar aos resultados que procuramos.

Agora que conhece a minha opinião, qual é a sua? A Consultoria de Marketing Digital é então, uma solução ou uma alternativa?

Calma, não responda já! Sabe porquê? Vai depender em que fase de maturação se encontra o seu negócio.

Uma das primeiras questões que deve colocar a si mesmo, enquanto responsável de projeto, departamento ou até enquanto responsável da própria empresa, é se tem pessoas na sua equipa de trabalho com conhecimentos para seguirem e atingirem os resultados pretendidos.

A) Fase de arranque de uma empresa

Por exemplo, nesta fase, a decisão em seguir uma Consultoria de Marketing Digital tem de ser bem pensada.

Se está no início, tem de dar tempo para integrar todo o processo de comunicação digital por todos os elementos da equipa. Lembre-se sempre, elaborar e delinear um bom Plano de Negócio e Marketing Digital é essencial para que toda a equipa esteja em sintonia.

Só depois disso, deve definir as estratégias mais corretas para conseguir comunicar e deixar uma presença digital bem vincada.

Primeiro, conhecer e dar confiança a quem está consigo. Segundo, tem de dar tempo a todos para conhecerem com quem vão concorrer e saber como funciona o mercado onde está inserido o projeto.

No fundo, nada como deixar a equipa sentir o pulso ao mercado e sair da zona de conforto e procurar respostas.

B) Fase de crescimento da empresa

Aqui sim, nesta fase, a Consultoria de Marketing Digital é uma solução para acrescentar valor.

Nesta fase quando precisa de alimentar os vários canais digitais em que a organização atua, um boost de know-how, estratégia digital e planeamento, tornam-se mais-valias para o trabalho diário.

Para além disso, não tem de pensar na Consultoria de Marketing Digital como uma despesa ou custo, tem sim de a entender como um aconselhamento, guia e visão externa para lidar com questões problemáticas de marketing ou comunicação.

Desbloquear o que está ou não a funcionar, testar novas soluções e ações para atingir melhores resultados. É acima de tudo, o clique para impulsionar o seu negócio no plano digital.

C) Empresa estável e cimentada no mercado

Por último, se a sua empresa estiver cimentada e estável no mercado, a Consultoria de Marketing Digital é excelente para complementar dois objetivos:

1 – Passagem de conhecimento de Marketing Digital;
2 – Implementação de boas práticas de Marketing, Skills, Processos e Metodologias no seu Departamento de Comunicação e Marketing.

Quer isto dizer que, e neste cenário, a Consultoria de Marketing Digital acaba por ser uma solução combinada: de Marketing e Formação.

Tem ainda como consequência, o alinhamento da visão interdepartamental sobre a importância do Marketing e dos seus processos para toda a empresa.

Agora, chega o momento! A Consultoria de Marketing Digital é então…

O “extra-mile” que a sua empresa precisa para conseguir:

Mas tudo isto só é possível, se existir um trabalho que respeite a dimensão da sua empresa, os desejos dos seus clientes e que lhe garanta um posicionamento digital sólido, eficaz e mensurável.

Se tem uma equipa de Marketing na sua empresa e quer trabalhar melhor a sua Estratégia de Marketing Digital, Estratégia de Geração de Leads e Geração de Conteúdo, por que não trabalharmos em conjunto.

Fale comigo para uma Consultoria de Marketing Digital que acrescente valor ao seu negócio!

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
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