Qual o papel do Consultor de Marketing Digital?

Se me perguntar o que é um Consultor de Marketing Digital a minha resposta é: um parceiro focado em apresentar resultados (negócios e leads) sendo uma mais valia técnica e especializada para o negócio das empresas com quem trabalho. Este é grande compromisso e meta do meu trabalho enquanto Consultor de Marketing Digital.

Ser um decisor de estratégias o orientar decisões e ações para acrescentar valor e contribuir para o desenvolvimento de quem me escolheu.

Aliás, na minha opinião, esta é a abordagem que um Consultor de Marketing Digital deve seguir.

Qual é o papel do consultor de marketing?

Isto porque é fundamental analisar as reais necessidades do cliente e só depois apresentar uma verdadeira solução. Nunca deve correr o risco de prometer mundos e fundos e até atividades desorientadas do foco e das possibilidades de investimento das empresas.

Para quem trabalha na área do Marketing Digital, sabe que não existe espaço para ilusões ou cenários irreais.

Mas deixemos de criar momento, passemos para o que deseja realmente saber: qual é o papel de um Consultor de Marketing Digital?

Está preparado? (Acredite que os meus dias podem ser bem longos)

O que é um Consultor de Marketing Digital?

Se formos à origem do conceito, um Consultor de Marketing Digital é um profissional qualificado, com formação especializada em Marketing Digital, focado em orientar os seus clientes para melhores resultados e otimizar a performance dos seus produtos e serviços digitais.

Dito desta forma até parece uma definição demasiado técnica, mas a verdade é que hoje em dia, e na hora de contratar um Consultor de Marketing Digital, as empresas têm de saber exatamente com o que podem contar relativamente aos serviços de Consultoria de Marketing Digital.

Por outras palavras, quem procura um consultor de Marketing Digital está à procura de uma solução e não de um problema. Eficiência, competência e compromisso devem ser a resposta quando se aborda os processos de marketing e venda digital dos clientes.

Principais funções de um Consultor de Marketing Digital

Quando falamos em funções em específico, estamos a falar de um profissional multidisciplinar.

Mas antes disso, a primeira decisão a tomar enquanto Consultor de Marketing Digital é: deixar o “Eu” de fora e passar todas as questões para “Temos”. Porque quando se encontra problemas como:

  • “Eu preciso de atualizar os conteúdos do meu site”
  • “Eu preciso de melhorar a minha estratégia de SEO”
  • “Eu preciso de anunciar no Google Ads”
  • “Eu preciso de fazer Inbound Marketing”
  • “Eu preciso de obter um sistema de E-mail Marketing”

Todas elas devem ser consideradas um problema de dois e não de um.

Assim, é fundamental trabalhar em conjunto com os parceiros. Sejam eles empresas de grande dimensão, startups ou projetos independentes. Depois disto sim, começar a trabalhar em:

  • Desenvolver novas formas de engagement entre empresa e clientes;
  • Fazer uma avaliação criteriosa ao Marketing Digital existente: Social Media, SEO, Content Marketing, Paid Media, etc.
  • Definir novos objetivos de marketing;
  • Pensar em estratégia e planeamento a longo prazo;
  • Orientação e acompanhamento da equipa de marketing;
  • Coordenar as plataformas de conteúdo;
  • Analisar e otimizar as campanhas existentes;
  • Monitorizar o sucesso e garantir que os melhores resultados são alcançados;
  • Etc.

Para além disso, o Consultor de Marketing Digital deve ser um bom ouvinte. Por que além de dar uma outra visão do negócio, deve ter a consciência das necessidades e quais os problemas a resolver. Simpatizar com os problemas da empresa é assim fundamental.

Qual é o tipo de Consultor de Marketing Digital está mais alinhado às suas necessidades?

Depois de saber o que é e quais as suas funções, será que um Consultor de Marketing Digital é o mais adequado para a sua empresa?

Se está a pensar contratar um serviço de Consultoria de Marketing Digital, tenha sempre em mente que é um passo que tem de corresponder ao que deseja. Se assim for, nada como um consultor à medida das suas necessidades:

A) Consultoria de Marketing Digital com foco no Planeamento de Marketing Digital:

Este tipo de consultor foca-se na estruturação de um plano de ações que investe na orientação de todos os passos necessários, por norma, durante 12 meses.

B) Consultoria de Marketing Digital Pontual

Consultor ideal para dar suporte à equipa de Marketing, suprindo necessidades com resultados a curto prazo. Campanhas Google Ads, Otimização de SEO, Blogging, etc

C) Consultoria de Marketing Digital Contínua

Consultor que investe no contato direto com o cliente, numa estreita pareceria para melhorar e otimizar resultados. Nada melhor que o cliente sentir que é muito mais que uma parceria.

Sabia que apenas 22% dos negócios estão satisfeitos com as suas taxas de conversão e qualificação?

 

Com efeito, agora que conhece o papel e mais-valias do Consultor de Marketing Digital? Será que precisa da sua ajuda?

Deixo-lhe um dado que pode ajudar a sua decisão, segundo o Econsultancy, apenas 22% dos negócios estão satisfeitos com as suas taxas de conversão e qualificação.

Quer isto dizer que, o papel de um Consultor de Marketing Digital pode mesmo fazer a diferença e impulsionar as suas vendas.

 

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
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