Vantagens de Usar o WordPress para o seu site

Vantagens de Usar o WordPress, o que é e para que serve?

Provavelmente já ouviu falar sobre o WordPress. Imagino que também tenha questões. O que é, para que serve, quais os benefícios do WordPress para o seu negócio, como consegue aumentar as vendas, ter mais clientes…

Por outro lado, acredito que muitas das empresas que já utilizam esta ferramenta também se questionam: utilizo o WordPress mas não tenho resultados, como posso mudar esse cenário?

Com efeito, e para ambos os casos, se quer saber como um site pode ser fácil de atualizar, eficaz, focado em conversões, SEO, Geração de Leads e conteúdo relevante e de qualidade, a Consultoria em WordPress pode ser uma solução.

Neste artigo darei a conhecer um pouco esta ferramenta e o que faz desta um caminho ideal para PMEs gerarem mais clientes e mais vendas.

Vamos a isso?

O que é o WordPress?

O WordPress é o CMS (Content Managment System) mais popular do mundo e um software de código aberto (open-source) com milhares de templates e ferramentas de Marketing Digital (entre outras) eficazes (Se quer criar um website, blog ou loja de comércio eletrónico, encontrou a ferramenta ideal!), económicas e que ajudam o seu negócio.

Uma das suas principais características é o facto de ser bastante intuitivo e de fácil acesso. Permite trabalhar um pouco (quase) todas as áreas do digital de forma simples e eficaz. Sim, é verdade. Estou a falar de Design Digital, SEO, Performance e Análise, criação de conteúdo e até mesmo gestão do funcionamento do próprio website. Fantástico, certo?

Consultoria em WordPress e Desenvolvimento de Sites

Os números por detrás do Sucesso do WordPress

Os números que fazem do WordPress a plataforma CMS mais popular do mundo são incríveis. A quantidade de case studies e testemunhos de utilizadores é verdadeiramente inspirador para quem pretende iniciar e desenvolver um negócio estruturado e focado em mais e melhores resultados.

Saiba porque digo isto:

  • Em 2020, o WordPress alimenta 35% da Internet, um aumento de 2% em relação ao início de 2019 e um aumento de 4% em relação ao ano anterior. (WordPress, site oficial)
  • Mais de 400 milhões de pessoas visitam websites WordPress todos os meses. (Hosting Tribunal)
  • 281 novas lojas, construídas no WordPress, aparecem em média todos os dias. (Hosting Tribunal)
  • Mais de 1,1 milhão de novos domínios são registados em WordPress a cada 6 meses. (Builtwith)
  • WordPress domina os resultados SERP do Google com 2,28 bilhões de resultados. (Digital Blog)
  • A WordPress atua em 80-90% dos problemas de rastreamento do Google (Matt Cutts)

Estes números em pequena escala podem não parecer relevantes. Mas tendo em conta que o mundo digital é vital para áreas como e-commerce, websites institucionais, blogs, portais ou revistas, são números que fazem qualquer um pensar duas vezes.

Ok, mas em termos de negócio, quais são as vantagens do WordPress?

Uma excelente questão, mesmo apesar dos números apresentados. Como já referi, com o WordPress é possível criar (quase) qualquer tipo de website, de um blog simples a um website comercial completo. Para quem está a começar os passos são bastante simples.

Mesmo que nunca tenha criado um website, Isso não é problema! Com o WordPress, consegue para criar um website com uma aparência profissional.

Mas vejamos então as vantagens do WordPress:

Custos

O WordPress é perfeito para suportar o seu website. O principal motivo? WordPress sendo um software open source, que não representa qualquer tipo de custo para os seus utilizadores.

Não é preciso subscrever nenhum tipo de assinatura ou comprar uma licença. Isso significa que pode fazer o download e utilizá-lo conforme as suas necessidades.

Por outras palavras, não tem de recorrer a serviços que, por vezes, não justificam o investimento.

Assim, o WordPress é ótimo para uma relação custo-benefício. Tendo em conta que pode gerar oportunidades de negócio únicas, já compensa a aprendizagem e o tempo investido inicial para colocar a máquina a trabalhar.

Rápido, intuitivo e simples

Para colocar um website no ar não é preciso muito know-how técnico. Basta encontrar um tema (sim, pode escolher milhares de temas com o WordPress) e começar a instalação do WordPress.

A partir daqui, comece a trabalhar na estrutura que quer adotar, no fundo, o esqueleto do seu website. Tendo isto definido, fica mais fácil a criação de conteúdo.

A fase seguinte será sempre a gestão da plataforma e equipá-la com as ferramentas certas (o WordPress tem plugins que o ajudam a otimizar o seu website, mas já lá vamos).

nota: claro que existe muita diferença entre montar um site, e optimizar um site para SEO e efeitos de Marketing.

Arquitetura e Otimização de SEO

Uma das minhas “batalhas” é exatamente esta. Não me canso de falar sobre a importância do SEO e de como é essencial cimentar a sua presença digital.

Através do WordPress, trabalhar as bases de SEO torna-se mais simples do que com outro tipo de CMS: há uma série de plugins e complementos que descomplicam (um pouco) esta área. A plataforma foi criada para ser potencialmente amigável em termos de arquitetura de SEO.

Portanto, mesmo sem adicionar nenhum código de terceiros, fazer com que seja “encontrado” no Google, é mais fácil com a ajuda do WordPress do que com outras plataformas e sistemas de gestão de conteúdos desenvolvidos in-house por agências ou empresas pequenas de software, que com o tempo, deixam as plataformas desatualizadas e à mercê de incompatibilidades com os constantes updates do mundo do SEO.

Nunca se esqueça, trabalhar SEO é meio caminho andado para mais negócios e vendas (consultoria SEO). Garante visitantes e novas oportunidades de negócios!

Templates de Design à Medida

Criar um layout incrível com o WordPress é possível e não tem de “meter” propriamente as mãos na massa no design. O WordPress (já referi) é totalmente customizável e pode adaptar consoante as suas necessidades. Mas tenha em atenção que a má escolha de um tema (template), poderá comprometer o seu negócio, o seu posicionamento e a geração de leads que a sua empresa tanto procura com a construção de um site optimizado.

Por outro lado, os temas disponíveis também podem ser modificados, se tiver facilidade de mexer em CSS e HTML, consegue um layout e design à sua medida. Mas mesmo sem ter esse tipo de conhecimentos, é cada vez mais simples mudar cores, tipos de letra, imagens dos seus produtos, dando um rosto único e à medida da sua empresa. Mas tenha cuidado: não personalize demais : )

Comodidade e Simplicidade de Uso

Aceda às configurações e ao backoffice do seu website em qualquer lugar. Não precisa de estar no computador para conseguir fazer alterações no conteúdo.
Tem um sistema de backoffice ao qual pode aceder facilmente em  smartphone ou tablet (pode escolher onde quer trabalhar). É possível publicar novos conteúdos e até modificar a aparência com rapidez e de forma prática. Claro que quanto maior for a complexidade da operação, maios será a tendência para necessitar de uma máquina com um ecrã mais generoso!

Comunidades de Suporte

O WordPress também é conhecido como sendo uma opção sólida, pelo seu excelente ecossistema de apoio no qual existem de milhões de utilizadores, equipas de desenvolvimento e comunidades, onde qualquer pessoa pode encontrar facilmente uma solução para os seus problemas com uma pesquisa no Google (SEO, certo?)

Sites com Segurança

O WordPress trabalha de forma contínua e consistente para garantir a segurança dos utilizadores. Lança atualizações regulares e patches de segurança, com o objetivo de criar uma solução tipicamente segura e com o menor número de vulnerabilidades possível.

Com efeito, como pode constatar vantagens não faltam. Mas serão suficientes para trazer resultados?

Uma coisa é certa, se é uma PME o meu conselho é que explore o WordPress ao máximo, aliás já o devia ter feito. O facto de ser intuitivo, simples e personalizável, oferece-lhe milhares de soluções. O trabalho posterior terá sempre como partida o seu conceito de negócio, as suas estratégias e as metas que quer atingir.

Assim, chegou a hora de falarmos de negócio e mais vendas com o WordPress.

WordPress para gerar leads e indexar no topo do Google

Em cima já tinha abordado, a Consultoria em WordPress é uma solução para aproveitar ao máximo esta eficaz e poderosa ferramenta.

Não pense na consultoria como um custo extra, mas sim como uma solução para acrescentar valor ao seu negócio.

Utilize-a como ferramenta para a sua empresa e como uma componente da sua estratégia digital de geração de novos clientes e novos negócios on-line.

Esta assenta em determinados pontos. São eles:

Ajuda no Planeamento do Website

Back-to-Basics. Tão simples como isto. Parta do início, de uma estrutura. Uma das decisões “digitais” mais importantes para o Marketing Digital é exatamente o que deseja atingir.

Um correto planeamento do Website afetar para sempre (positiva ou negativamente) numa série de factores vitais para o seu sucesso: posicionamento, branding, geração de leads, SEO, facilidade de atualização, desempenho técnico, etc.

Escolha correta de Templates

Um Template de WordPress é uma ferramenta de marketing importante, e como já referir, deve ser escolhida em função das suas necessidades. Além disso, garante sempre que escolhe um Template personalizável para diferenciar o seu conteúdo.

Trabalha com os melhores Plugins

Os Plugins para WordPress são ferramentas que cumprem funções específicas: captura de leads, e-mails para envio de newsletters, proteção de dados, aumento da segurança do seu site, melhoria de performance ou análise de eficácia de SEO.

Para mim, são essenciais para colocar a máquina a rolar. Algumas das áreas que se devia focar a nível de plugins são:

  • SEO – Fundamentais para executar uma análise de SEO na página e criar etapas de ação para melhorar.
  • Email Marketing – Trabalhe a automação de marketing através do email marketing. Emails de boas-vindas, contactos exploratórios, pode conseguir isso através de plugins de Email Marketing.
  • Desempenho do site – Existem muitos plugins que também se concentram em ajudá-lo a otimizar velocidade e segurança.
  • Especialista em conversões – Estes plugins concentram-se em páginas de destino, conteúdo, um call to action (CTA) e muito mais. Por fim, o objetivo é ajudar a aumentar as conversões no seu site.
  • Otimização técnica SEO – As inúmeras opções do WordPress que permitem optimizar conteúdo para SEO, de forma simples, rápida e balizada com estratégias de posicionamento e crescimento nos motores de busca, são umas das grandes mais-valias do que pode atingir.

Mais Desempenho e Performance

O alojamento do seu website é uma das peças técnicas mais importantes do seu Marketing Digital, porque é a estrutura que assegura o acesso, as visitas, as inscrições ou os pedidos de informação.

Muitas das empresas, comentem erros e por vezes nem sabem onde este está. Com a ajuda da Consultoria em WordPress, pode contar com detalhe e análise aos pontos do seu alojamento.

Alinhamento da Estratégia SEO

Depois de alinhar a parte técnica é necessário saber o que fazer, o que escrever, que tópicos abordar e qual a forma.

O papel de um consultor é exatamente esse, ajudar no Keyword Research e Content Marketing (oprimizado para SEO) para o seu site WordPress.

Então, que benefícios posso ter com consultoria em WordPress?

Se precisa de apoio de um consultor de Marketing Digital, ajudo-o a tomar decisões acertadas, do ponto de vista do Marketing Digital. Minimize os erros e tenha um “guia” sempre pronto para agir e focar os seus resultados. Em suma, pode parecer um mundo novo. Mas o WordPress enquanto ferramenta para PMEs ou até mesmo para empresas maiores, é uma solução bastante válida.
Se ainda não está certo e quer saber um pouco mais, fale comigo e explore a Consultoria em WordPress como solução para a sua empresa.

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner