Como utilizar o Google Ads para vender mais

Se pretende impulsionar as vendas ou geração de leads da sua empresa com a utilização de Campanhas de Google Ads, o meu primeiro conselho é: tenha uma estratégia focada na definição de objetivos e cumprimento do mesmos.

Na verdade, o Google Ads, para ser uma verdadeira mais-valia para a sua empresa, deve ser uma ferramenta de marketing digital “trabalhada” e orientada para permitir que a sua empresa seja vista por mais pessoas (notoriedade), ou chegar a pessoas que procuram soluções para problemas (leads), e mais importante de tudo, ser uma ferramenta que garante análise do investimento e resultados contra custos.

O Google Ads permite-lhe analisar de forma eficaz o retorno do seu investimento

Só trabalhando assim, é que vai perceber a poder do Google Ads e recolher frutos desta ferramenta de Marketing Digital de anúncios pagos.

Mas para que não tenha dúvidas sobre o  que pode fazer, façamos um pequeno enquadramento desta ferramenta Google.

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de publicidade digital, que funciona com um sistema de lances (leilão) de custo por clique e que dá prioridade à qualidade e relevância do anúncio (para além de contabilizar o seu custo). Tem como objetivo oferecer resultados a curto-prazo e ser uma ferramenta muito ágil e eficiente para o controlo de investimento online e aquisição de novos negócios.

Esta é uma ferramenta diferente das típicas estruturas de publicidade, uma vez que nem sempre favorece quem paga mais. E porquê? Porque o próprio Google incentiva os anunciantes a criarem conteúdos relevantes e de real interesse para os utilizadores.

E este acaba por ser um dos maiores diferenciadores a ter em conta quando se utiliza o Google Ads – os anúncios devem ter qualidade, diferenciação e utilidade para o meio onde estão inseridos.

Por outro lado, também é um sistema que permite às empresas mais pequenas e com menor volume de negócio, competir frente a frente pelo topo dos resultados de busca com os maiores players de mercado.

Se lhe disser que os anúncios representaram 116.32 mil milhões de dólares da receita do Google em 2018, quer dizer que existem bastantes anunciantes a investir em Google Ads para vender ou divulgar os seus produtos/serviços.

Enquadrado o tema, saiba então como utilizar o Google Ads para aumentar as vendas e ser um elemento diferenciador no seu negócio.

Otimizar o Google Ads: o próximo passo

Como lhe disse em cima, se trabalhar a Optimização das suas Campanhas Google, pode atingir um novo marco nas suas vendas. Para isso siga as minhas próximas dicas:

A) Segmentação do público-alvo

Uma das grandes vantagens de anunciar com o Google Ads é exatamente a possibilidade de comunicar para quem realmente quer. Por isso, aproveite a segmentação do Google Ads para:

  • Identificar o seu público por localidade
  • Palavra-chave
  • Interesses e hobbys
  • Tipo de dispositivo
  • Intervalo Etário
  • Sexo
  • etc

Se juntar a isto critério, qualidade e relevância no conteúdo, tenho a certeza que chegará ao seu público-alvo.

Contudo, saiba que até acertar na taxa de conversão, tem de realizar diversos testes para perceber os padrões de comportamento dos utilizadores. Mas depois disso, com uma comunicação direcionada, quem vai clicar nos seus anúncios vão ser aqueles que preenchem os critérios de segmentação que utilizou.

B) Um anúncio, uma página de destino

Não perca tempo a enviar os seus clientes para a homepage do seu site. Se vende uma variedade de produtos/serviços, mantenha o foco e destino do que anuncia.

Se os seus clientes não encontrarem o que realmente querem, perdem o interesse que foi criado quando visualizaram o anúncio.

C) Aposte em Remarketing

Nem sempre os seus clientes vão comprar imediatamente. Alguns gostam de navegar e pesquisar por opções até decidirem avançar para a compra. Mas isso não significa que não os possa voltar impactar com os seus anúncios.

Através do Remarketing, umas das opções do Google Ads, pode voltar a exibir um anúncio a alguém que tenha sido impactado por este. Pode ser um cliente que abandonou o carrinho de compra, que chegou a uma página e fechou logo de seguida, visitou o seu site, etc.

A grande valia do Remarketing é que o pode manter na mente do seu cliente “constantemente”.

D) Faça testes A/B

Utilize os testes A/B para comparar a performance de cada anúncio das suas campanhas. Mediante os resultados, elimine os que estão com um mau desempenho ou a gastar muito e sem o retorno esperado.

Se fizer este controlo, fica mais perto de aumentar as vendas da sua empresa.

E) Analise sempre o ROI

Quando avalia o ROI (Retorno do Investimento) não olhe apenas para o desempenho geral da campanha de Google Ads. Vá ao detalhe, tenha em conta o ROI de cada produto em particular para garantir que não está a perder dinheiro.

Não olhe no global, pense também no pormenor!

F) Acompanhe métricas

Uma das grandes vantagens do Google Ads é exatamente a possibilidade de medir métricas.

Não se fique apenas pela análise às visitas, conversões ou eficiência dos seus anúncios. Tenha também em conta o ticket médio e todas as métricas relacionadas com números relevantes para as suas vendas.

São este tipo de indicadores que o vão ajudar a saber como canalizar da melhor forma o seu investimento.

G) Defina uma estratégia

Todos os pontos anteriores não valem nada nem resultam em vendas, se não tiver uma estratégia definida para o Google Ads.

Após analisar e decidir que vai otimizar esta ferramenta para aumentar as vendas da sua empresa, deve estruturar uma estratégia com cabeça, tronco e membros. Para isso, deverá ter em conta:

  • Qual a sua persona;
  • Quanto vai investir;
  • Qual a duração da campanha;
  • Que critérios de segmentação serão utilizados;
  • Qual o posicionamento da campanha;
  • Qualidade, relevância e utilidade do conteúdo;
  • Métricas de análise (CTR, CPC, ROI, etc)
  • Mapa de Keywords;
  • Etc.

Assim, é fundamental saber estruturar o seu plano de ação. Neste caso, utilize o seu dinheiro de forma inteligente para conseguir otimizar resultados e aumentar as suas vendas.

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António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner