Inbound Marketing para Aumentar a Conversão e Qualidade dos seus Leads

Numa altura em que as regras do Marketing Digital estão em constante mudança, o desejo por melhores conversões e qualificação está na ordem do dia dos profissionais de marketing. Para o conseguirem, muitas empresas estão a adotar e a utilizar Consultoria em Inbound Marketing para aumentar a sua consistência e gerar mais leads nas suas plataformas.

Se me perguntarem se é uma boa solução, a minha resposta é sim! Está provado que o Inbound Marketing é uma das melhores formas para atrair, envolver e persuadir potenciais clientes. Já para não falar que é uma excelente estratégia para aumentar também tráfego, conversões e agregar valor à produtividade do negócio.

Assim, torna-se imperativo para as empresas, sejam elas PMEs ou grandes empresas, olharem para o Inbound Marketing como uma séria ferramenta de conteúdos para aumentar a conversão e qualidade dos leads gerados.

Se está a procurar soluções ou alternativas para impulsionar a sua estratégia digital e tirar total proveito da sua base de leads, conheça as razões que fazem do Inbound Marketing uma obrigação no seu planeamento digital.

5 Razões para apostar em Inbound Marketing

1 – Custo/Eficiência

De acordo com o Demand Metric, uma estratégia de Content Marketing focada e trabalhada com Inbound Marketing, custará 60% menos em comparação com outras abordagens tradicionais de marketing.

Para isso, basta “apenas” apostar em conteúdo relevante, com qualidade e que esteja alinhado com as expectativas e resolver os problemas.

Um bom ponto de partida para isso, é criar mais Ebooks, Artigos de Blog ricos em informação ou Newsletters com conteúdos atrativos.

Através destes suportes é possível maximizar custos, atrair mais clientes, gerar leads mais qualificados e mais vendas.

2 – Dinamização Blog

Quer se queira quer não, os Blogs continuam a fazer mossa na estratégia digital.

Se é uma das suas principais fontes de tráfego e leads, mas tem “problemas” na conversão e qualificação, saiba que existem duas razões que podem estar por detrás dessa não conversão.

Primeira, não existir uma estratégia de backlinks relevante, sólida e que traga autoridade. Segunda, pouco tráfego e visitas.

Portanto, para superar esses desafios, a utilização do Inbound Marketing é um excelente caminho para dar relevância ao seu Blog.

O Inbound Marketing vai trazer ao seu Blog três características essenciais para otimizar a conversão:

Qualidade: um bom conteúdo deve ser bem escrito, bem apresentado e solucionar as necessidades iniciais do utilizador;

Segmentação: um bom conteúdo deve ser segmentado e produzido exclusivamente para cada buyer persona;

Planeamento: uma boa estratégia de conteúdo deve ser moldada para cada persona com antecedência e planeada em cada detalhe para prevenir qualquer situação.

3 – Inbound Marketing como um barómetro de decisões

Quando começar a utilizar o Inbound Marketing vai perceber que vai conseguir ter uma visão macro da sua estratégia de geração de leads.

A explicação é muito simples, através do Inbound Marketing vai obter respostas rápidas para a geração de leads e vai conseguir analisar detalhadamente, em cada fase, a jornada de compra dos seus clientes.

Na prática, vai poder analisar todas as decisões comerciais, números de cliques, conversões nas páginas de destino ou até interesses e assuntos mais pesquisados.

4 – Mais Engagement, mais Leads

Com conteúdo atraente e real, que se concentre principalmente nos interesses do público, constrói um caminho para fidelizar e posicionar o seu negócio.

Um dos principais objetivos do Inbound Marketing é exatamente este, criar um maior engagement com os clientes e cimentar a presença digital dos negócios.

Ao conhecer os interesses do cliente, pode desenvolver estratégias mais eficazes, com interesse e que ajudam a aumentar o nível de confiança do seu negócio.

Crie Reconhecimento de Marca e Autoridade. Nunca se esqueça que quando o procuram ou solicitam informações, é porque existe uma necessidade. Logo o seu trabalho é colmatar e satisfazer as necessidades do seu público-alvo.

5 – O mundo das Ferramentas de Inbound Marketing

O Inbound Marketing para além de apresentar formas reais de “poupança” nos orçamentos digitais, também traz aos profissionais de marketing ferramentas que maximizam cadeias de venda, proporcionam economias de escala e permitem um controlo total sobre todo o processo de compra.

Estas ferramentas como o Hubspot, Survey Monkey ou o TypeForm, são auxiliares para levar as interações com os clientes para um outro nível. Através de:

  • Chatbots inteligentes para pré-qualificar leads e potenciais clientes;
  • Landing Pages personalizadas;
  • Leads Magnets;
  • E-mails de nutrição relevantes e otimizados;
  • Etc.

São ferramentas que oferecem soluções únicas para a geração de leads.

Com efeito, agora só precisa de seguir uma estratégia adequada para fortalecer o seu fluxo de trabalho e atingir os seus objetivos.

Já sabe, concentre-se em leads e não apenas no tráfego. Com a utilização do Inbound Marketing, acredito que vai olhar para o ROI com outros olhos e como uma métrica que vai fazer com que o seu negócio um crescimento exponencial!

Se precisar de ajuda, fale comigo e agende uma sessão de consultoria online de Inbound Marketing e não perca mais oportunidades!

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner

    Quer aumentar as vendas na sua empresa, colocar a sua empresa nos rankings do Google e gerar leads com regularidade?