5 Dicas (nunca são demais) para Aumentar a Taxa de Conversão

Conseguir aumentar a taxa de conversão é sem dúvida um grande feito quando se idealiza uma estratégia de marketing digital com cabeça, tronco e membros.

Desde o aumento das taxas de cliques à diminuição das taxas de rejeição, passando pelo melhoramento da jornada de navegação de um site, aumentar a taxa de conversão é sinal que conseguimos criar um site ou página capazes de reter e converter visitantes.

Contudo, para lá chegar, é necessário um processo meticuloso, mas não incorrer em micro testes. Saber testar as páginas certas, alterar os CTA’s certos e analisar corretamente os dados. E porquê? Porque nem tudo num site deve ser testado. Quando o fazemos, por vezes, estamos apenas a atrasar mais o seu processo e capacidade de resposta do próprio.

Por outro lado, e com tantos case studies espalhados pela internet, fica fácil de pensar que só por otimizar a taxa de conversão aumentamos diretamente as vendas e o cash-flow do nosso negócio.

Assim, o importante é focar-nos verdadeiramente no que é importante. Ao fazermos isso estamos mais perto de melhorar a sua performance.

A pensar nisso, dou-lhe 5 dicas (nunca são demais) para conseguir melhores resultados e aumentar a taxa de conversão.

Aumentar Taxas de Conversão

5 Dicas para Aumentar a Taxa de Conversão

Analise as Taxas de Rejeição e Saída

De todas as métricas a analisar para decidir se vai avançar ou não para um teste de taxa de conversão numa determinada página, a Taxa de Rejeição e a Taxa de Saída são as mais importantes a ter debaixo de olho.

Analise sempre as páginas com maiores taxas de saída e compare-as com as páginas que têm uma taxa de saída mais baixa.

Ao analisar uma página com uma alta taxa de rejeição ou saída, pergunte-se porque é que isso está a acontecer. Por norma, existem 2 razões:

  • Há conteúdo que está a faltar na página que o público estava à procura e a página simplesmente não o fornece;
  • Ou então não consegue encontrar os principais elementos de navegação para levá-los até onde desejam ir.

Logo, examinar os principais CTA’s torna-se imperativo para garantir que estes sejam claros para o público. Um bom mapa de Links é fundamental para aumentar a navegação e facilidade de leitura do seu site.

Testar Conteúdo e CTA´s

Quando falo em testar conteúdo, falo de Headlines e texto corrido. Já testar os CTAs, é testar os triggers que ativam o comportamento de um utilizador numa determinada página.

Assim, a minha sugestão é que comece por alterar mensagens, cor ou o tamanho dos seus Headlines, ou CTA’s. No fundo, é realizar testes A/B. Se conseguir ajustar esses elementos ao ponto de conseguirem converter, quer dizer que conseguiu uma vitória!

Recorra a inquéritos (surveys)

Uma ótima forma de garantir que os seus testes à taxa de conversão resultam, é realizar inquéritos aos utilizadores.

Questione sobre o que estes precisam, procuram e tire o máximo proveito disso! Não faça com respostas simples “sim” ou “não” e, em vez disso, faça perguntas abertas para obter um feedback específico sobre o que pode e deve melhorar.

Se começar a perceber padrões em termos das sugestões dadas pelos utilizadores, chega a hora de testar a taxa de conversão consoante os dados recolhidos. Assim, vai saber onde tem de agir e em quais páginas ou página.

Não realize micro testes

Testar pequenos elementos num site, um por um, geralmente não é benéfico e não o suficiente para perceber se as alterações vão valer a pena.

É por isso que é tão importante testar apenas os elementos que terão um grande impacto. Após encontrar uma grande mudança e a consiga suportar com dados que funcione, volte à análise e otimize essa mudança.

A ideia é entender o que funcionou e tentar tirar proveito disso mesmo. Como referi em cima, quanto mais perde tempo em detalhes, pior é para o site e mais preso fica a um determinado processo.

Não é à-toa que o Portal Marketing Charts (em 2012) referia que, testar múltiplas páginas é uma metodologia difícil e tira tempo e foco no que é importante.

Foco nos objetivos

Não sendo uma dica propriamente técnica é fundamental para não perder a meta que quer atingir.

Pode ser tentador testar descontroladamente várias partes diferentes do seu site e justificá-lo dizendo a si mesmo que, independentemente do que acontecer, vai conseguir obter dados relevantes que poderão ser reutilizados e aproveitados.

No entanto, é importante não perder de vista todo o objetivo que é aumentar a taxa de conversão.

Mantenha-o sempre presente e siga estas dicas. Apesar de serem aparentemente básicas, são aquelas onde a maior parte das empresas falhas. Um back to basics nunca é demais.

Acredite, se as seguir vai encontrar novas formas e interessantes para aumentar o ROI do seu site e aumentar a taxa de conversão. (Ah! Prova também que está a executar na perfeição a sua estratégia digital!) E se precisar de ajuda, fale comigo e saiba como a Consultoria de Marketing Digital o pode ajudar.

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner