Como Melhorar a Sua Estratégia Digital em 2020

À medida que a área do Marketing Digital evolui, e de ano para ano mais ainda, fica claro que os consumidores estão cada vez mais espalhados e presentes em múltiplos canais e com múltiplos pontos de contacto com o seu produto ou serviço. É essencial, assim sendo, que a sua Estratégia Digital esteja o mais clara e definida possível.

Previsões e Estratégias de Marketing Digital para 2020

E porquê? Porque com canais como Social Media, aplicativos, websites, e-mails, sms e anúncios, existem inúmeras maneiras pelas quais os consumidores interagem com as marcas online ( e até cruzando o offline). Logo, é extremamente importante definir uma Estratégia Digital orientada e direcionada para tirar o melhor de cada área.

Para os profissionais de Marketing Digital, o desafio é bastante claro (e complexo): desenvolver mais e melhores formas de se envolver em interações individuais com os consumidores. Por outras palavras, estejam onde estiverem os consumidores, o mais importante é saber como estar lá, interagir e captar a sua atenção até ao objetivo desejado.

Agora que está enquadrada a temática, vejamos então como pode melhorar a sua Estratégia Digital em 2020 e descubra quais os pontos essenciais a desenvolver para garantir o seu sucesso.

10 pontos para melhorar a sua Estratégia Digital em 2020

Com efeito, se o ambiente digital está em constante mudança, deve procurar atualizar e refinar continuamente a sua estratégia para não ficar para trás ou perder o seu buzz.

Maximize o impacto e os resultados através de ferramentas capazes de gerar mais leads e possibilitar um maior volume de vendas. Quer saber como? Siga estes 10 pontos.

 

Como Melhorar a Sua Estratégia Digital em 2020 2

1 – Reveja e repense profundamente a sua Estratégia Digital

Muitos profissionais de marketing digital caem no erro de rever as suas estratégias de marketing apenas superficialmente. O que seria bom, de certa forma, se os resultados mostrassem melhorias nos percentuais de crescimento e receita a cada ano.

Contudo, e se a sua empresa está a obter os mesmos resultados repetidamente sem nenhuma melhoria, se calhar é preciso rever e reformular as suas estratégias e obter melhores resultados.

O que funcionou no ano passado pode não produzir os mesmos resultados agora ou nos próximos períodos.

 

Nunca se esqueça desta máxima, se o mundo digital está em constante evolução, o que funcionou no ano passado pode não produzir os mesmos resultados agora ou nos próximos períodos, portanto, tenha cuidado na repetição de coisas que não funcionam.

Então, ponha tudo em perspectiva, faça um verdadeiro “back to basics” quando repensar a sua estratégia digital. Verifique o que precisa melhorar, corrigir ou substituir – e foque-se nos resultados que deseja atingir.

2 – Forme uma equipa vencedora

Quando ouve falar em Marketing 360, acredite ele existe mesmo! E se ele existe é sinal que deve olhar para o Marketing Digital como um todo, com todas as diversas áreas que o alimentam.

E sabe porquê? Porque é fundamental assentar a sua Estratégia Digital em recursos e elementos capazes de atingir os resultados que pretende. A especialização na conversão de leads, aumentar o tráfego, otimizar os custos, tudo isso é possível se tiver profissionais focados nessas mesmas áreas específicas.

Pode apreciar o “One man show”, mas acredite, “One team show” vai-lhe trazer muito mais segurança e crescimento à sua Estratégia Digital.

3 – Foco na relação Digital e Offline

Se pensa que o Offline não é um dos pontos que deve ter em atenção quando pensa na sua Estratégia Digital, está muito enganado.

Nunca se esqueça, o consumidor vive de experiências in loco e essas vão ser as suas próximas reviews, opiniões ou até vídeos nas suas plataformas digitais.

Por isso, quando pensar na sua Estratégia Digital considere também a sinergia que esta pode trazer com o mundo offline.

4 – Não seja apenas mais um. Não copie a concorrência.

Este ponto acaba por ser um verdadeiro 2 em 1. O consumidor até pode não prestar atenção, mas o seu investimento será desperdiçado se for uma cópia.

Por isso, antes de apostar numa nova campanha, analise o mercado que o rodeia. Aposte em campanhas mais segmentadas, canais de comunicação diferentes ou até mude os próprios critérios do seu público-alvo. No fundo, esteja onde não estão os outros, e onde estes estão, procure ser o elemento diferenciador.

5 – Foco na conversão, não apenas nos leads

Um dos pilares mais importantes de uma estratégia digital vencedora são os dados. Hoje em dia, os dados dos consumidores dão vitórias e melhores resultados.

Tenha sempre em mente: dados e métricas devem influenciar todas as suas decisões e ações.

Atualmente, isso significa pesquisar por informação mais detalhada, de forma a entender quem são os seus potenciais clientes, o que fazem, em que canais estão, etc.

Desta forma, e tendo esse conhecimento vai conseguir criar conteúdo específico de interesse, segmentado e otimizado para a conversão.

6 – Seja visível no mundo do digital

Invista ou melhore a imagem online da sua empresa: no site, blogue, redes sociais, etc.

Mas antes de investir, faça-o pela certa! Investimento desenfreado não lhe garante retorno. Muito pelo contrário, pode causar prejuízo e “piorar” a sua presença digital.

Por isso, procure por soluções e alternativas para melhorar a sua estratégia digital, pesquise e acima de tudo, não esteja por estar. Estruture a sua ação o mais focada possível e no que realmente importa.

7 – SEO (Sim, leu bem…SEO)

Apesar dos “arautos da desgraças” anunciarem a “morte” do SEO todos os anos, todos os anos a importância do SEO é cada vez mais importante.

A manutenção de táticas de SEO, como por exemplo, a otimização do seu site para motores de busca, com a utilização de palavras-chave fortes, focadas no seu público-alvo, conteúdo otimizado e relevante, tudo isso continua a contar.

8 – Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma das ferramentas que deve considerar para alavancar a sua Estratégia Digital neste ano de 2020. Ajuda-o a construir um relacionamento com o seu público-alvo e é relativamente barata e fácil de implementar.

Com conteúdos de interesse, contacto recorrente, um circuito de automação otimizado, tudo isso vai-lhe trazer novos insights sobre os seus consumidores.

9 – Pense a longo prazo

Embora possa parecer tentador ganhar no curto-prazo, os profissionais de marketing devem sempre considerar o valor a longo-prazo ao tomar decisões estratégicas.

Pense sempre que é uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Antes de apostar recursos garanta sustentabilidade ao seu investimento e que este seja recompensado a longo-prazo.

Fique de olho nas métricas e nos dados para se manter informado sobre todos os processos da sua Estratégia Digital e saiba o momento de parar, corrigir e otimizar

Se tiver este mindset, acredite que é meio caminho andado para atingir melhores resultados.

10 – Crie o derradeiro funil de vendas/jornada do consumidor

À medida que conhece melhor os seus consumidores, também é possível refinar os processos e criar-lhes uma melhor jornada de compra.

Se souber delinear o derradeiro funil de vendas pode ver exatamente qual é que foi o conteúdo mais procurado e aceite entre os consumidores, onde é que está a perder clientes e, depois disto, pode desenvolver estrategicamente esse momento para obter o máximo retorno.

Por exemplo, se sabe que a maioria dos seus clientes está a aceder ao seu site através de Google Ads, o passo a seguir será fortalecer essas mesmas campanhas e criar fluxos de jornada mais fáceis para ajudar o cliente a passar do ponto A para o ponto B.

Preparado para melhorar a sua Estratégia Digital em 2020?

Depois destes pontos que abordei, ficou com vontade de revolucionar a sua abordagem digital? Saiba como o posso ajudar a melhorar sua estratégia digital através dos meus serviços de consultoria de marketing digital.

Fale comigo!

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner

    Quer aumentar as vendas na sua empresa, colocar a sua empresa nos rankings do Google e gerar leads com regularidade?