Como Melhorar a Sua Estratégia Digital em 2020

À medida que a área dos Serviços de Marketing Digital evolui, de ano para ano, fica ainda mais claro que os consumidores estão cada vez mais espalhados e presentes em múltiplos canais e com múltiplos pontos de contacto com o seu produto ou serviço. Assim sendo, é essencial que a sua Estratégia Digital esteja o mais clara e definida possível. Será que em 2020 é assim?

Previsões e Estratégias de Marketing Digital para 2020

E porquê? Porque com canais como Social Media, aplicativos, websites, e-mails, sms e anúncios, existem inúmeras maneiras pelas quais os consumidores interagem com as marcas online (e até cruzando o offline). Logo, é extremamente importante definir uma Estratégia Digital orientada e direcionada para tirar o melhor de cada área.

Para os profissionais de Marketing Digital, o desafio é bastante claro (e complexo): desenvolver mais e melhores formas de interação com os consumidores. Por outras palavras, estejam onde estiverem os consumidores, o mais importante é saber como estar lá, interagir e captar a sua atenção até ao objetivo desejado.

Agora que está enquadrada a temática, vejamos então como pode melhorar a sua Estratégia Digital em 2020 e descubra quais os pontos essenciais a desenvolver para garantir o seu sucesso.

10 pontos para melhorar a sua Estratégia Digital em 2020

Com efeito, se o ambiente digital está em constante mudança, deve procurar atualizar e refinar continuamente a sua estratégia para não ficar para trás ou perder o seu buzz.

Maximize o impacto e os resultados através de ferramentas capazes de gerar mais leads e possibilite um maior volume de vendas. Quer saber como? Siga estes 10 pontos.

 

1 – Reveja e repense profundamente a sua Estratégia Digital

Muitos profissionais de marketing digital caem no erro de rever as suas estratégias de marketing apenas superficialmente. O que seria bom, de certa forma, se os resultados mostrassem melhorias nos percentuais de crescimento e receita a cada ano.

Contudo, se a sua empresa obtém os mesmos resultados repetidamente sem nenhuma melhoria, se calhar é preciso rever e reformular as suas estratégias e obter melhores resultados.

O que funcionou no ano passado pode não produzir os mesmos resultados agora ou nos próximos períodos.

 

Nunca se esqueça desta máxima, se o mundo digital está em constante evolução, o que funcionou no ano passado pode não produzir os mesmos resultados agora ou nos próximos períodos. Portanto, tenha cuidado na repetição de coisas que não funcionam.

O melhor mesmo é colocar tudo em perspetiva, faça um verdadeiro “back to basics” quando repensar a sua estratégia digital. Verifique o que precisa melhorar, corrigir ou substituir – e foque-se nos resultados que deseja atingir.

2 – Forme uma equipa vencedora

Quando ouve falar em Marketing 360, acredite ele existe mesmo! E se ele existe é sinal que deve olhar para o Marketing Digital na totalidade, com todas as diversas áreas que o alimentam.

E sabe porquê? É fundamental assentar a sua Estratégia Digital em recursos e elementos capazes de atingir os resultados que pretende! A especialização na conversão de leads, aumentar o tráfego, otimizar os custos, tudo isso é possível se tiver profissionais focados nessas áreas específicas.

Pode apreciar o “One man show”, mas acredite, “One team show” vai trazer muito mais segurança e crescimento à sua Estratégia Digital.

3 – Foco na relação Digital e Offline

Se pensa que o Offline não é um dos pontos que deve ter em atenção quando pensa na sua Estratégia Digital, está muito enganado.

Nunca se esqueça, o consumidor vive de experiências in loco e essas vão ser as suas próximas reviews, opiniões ou até vídeos nas suas plataformas digitais.

Por isso, quando pensar na sua Estratégia Digital considere também a sinergia que esta pode trazer com o mundo offline.

4 – Não seja apenas mais um. Não copie a concorrência.

Este ponto acaba por ser um verdadeiro 2 em 1. O consumidor até pode não prestar atenção, mas o seu investimento será desperdiçado se for uma cópia.

Por isso, antes de apostar numa nova campanha, analise o mercado que o rodeia. Aposte em campanhas mais segmentadas, canais de comunicação diferentes ou mude os próprios critérios do seu público-alvo. No fundo, esteja onde não estão os outros. Onde estes estão, procure ser o elemento diferenciador.

5 – Foco na conversão, não apenas nos leads

Um dos pilares mais importantes de uma estratégia digital vencedora são os dados. Hoje em dia, os dados dos consumidores dão vitórias e melhores resultados.

Tenha sempre em mente: dados e métricas devem influenciar todas as suas decisões e ações.

Atualmente, isso significa pesquisar por informação mais detalhada, de forma a entender quem são os seus potenciais clientes, o que fazem, em que canais estão, etc.

Desta forma, tendo esse conhecimento vai conseguir criar conteúdo específico de interesse, segmentado e otimizado para a conversão.

6 – Seja visível no mundo do digital

Invista ou melhore a imagem online da sua empresa: no website, blogue, redes sociais, etc.

Mas antes de investir, faça-o pela certa! Investimento desenfreado não lhe garante retorno. Muito pelo contrário, pode causar prejuízo e “piorar” a sua presença digital.

Por isso, procure por soluções e alternativas para melhorar a sua estratégia digital, pesquise e não esteja por estar. Estruture a sua ação o mais focada possível e no que realmente importa.

7 – SEO (Sim, leu bem… SEO)

Apesar dos “arautos das desgraças” anunciarem a “morte” do SEO todos os anos, todos os anos a importância do SEO é cada vez mais importante.

A manutenção de táticas de SEO, como, por exemplo, a otimização do seu website para motores de busca, com a utilização de palavras-chave fortes, focadas no seu público-alvo, conteúdo otimizado e relevante, são ações que deve ter em atenção. (Descubra o que a consultoria de SEO pode fazer por si!)

8 – Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma das ferramentas que deve considerar para alavancar a sua Estratégia Digital neste ano de 2020. Ajuda-o a construir um relacionamento com o seu público-alvo e é relativamente barata e fácil de implementar.

Com conteúdos de interesse, contacto recorrente, um circuito de automação otimizado, tudo isso vai-lhe trazer novos insights sobre os seus consumidores.

9 – Pense a longo prazo

Embora possa parecer tentador ganhar no curto-prazo, os profissionais de marketing devem sempre considerar o valor a longo-prazo ao tomar decisões estratégicas.

Pense sempre que é maratona e não uma corrida de 100 metros. Antes de apostar recursos, garanta sustentabilidade ao seu investimento, para que este valha a pena a longo-prazo.

Fique de olho nas métricas e nos dados para se manter informado sobre todos os processos da sua Estratégia Digital. Assim, sabe quando é o momento de parar, corrigir e otimizar.

Se tiver este mindset, é meio caminho andado para atingir melhores resultados.

10 – Crie o derradeiro funil de vendas/jornada do consumidor

À medida que conhece melhor os seus consumidores, também é possível refinar os processos e criar-lhes uma melhor jornada de compra.

Se souber delinear o derradeiro funil de vendas pode ver exatamente qual é que foi o conteúdo mais procurado e aceite entre os consumidores ou onde é que perde clientes. Depois disto, pode desenvolver estrategicamente esse momento para obter o máximo retorno.

Por exemplo, se sabe que a maioria dos seus clientes acede ao seu website através de Google Ads, o passo a seguir será fortalecer esse canal e criar fluxos de jornada mais fáceis para ajudar o cliente a passar do ponto A para o ponto B.

Preparado para melhorar a sua Estratégia Digital em 2020?

Depois destes pontos que abordei, ficou com vontade de revolucionar a sua abordagem digital? Saiba como um consultor de Marketing Digital o pode ajudar a melhorar a sua estratégia de marketing, SEO e conteúdos.

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner