Como pode uma Estratégia de SEO ajudar PMEs

Ser profissional de Marketing Digital numa PME pode ser um verdadeiro desafio, cada vez mais orientado a performance e resultados comprovados. E se pensa usar Serviços de SEO e Estratégia de SEO para ter mais visibilidade, melhorar o posicionamento orgânico nos motores de busca, ter mais conversões, tem de ter a certeza que é sabe e conhece o caminho que a sua PME vai atravessar.

Assim, é fundamental que tenha em mente que este será um processo que poderá não ter resultados a curto-prazo. Deve procurar um crescimento sustentável, de otimização de recursos, encontrar as melhores estratégias e planear sempre cada passo para não tomar decisões erradas.

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Contudo, todo este processo (aparentemente moroso) pode ser extremamente proveitoso para lhe abrir uma janela de oportunidade e investir numa boa estratégia de SEO a longo-prazo.

SEO: qual o panorama atual?

Com o final de 2019, foram revelados os números do SEO, e de acordo com dados recolhidos pelo Hubspot, existem alguns dados que poderão ser-lhe úteis para iniciar ou melhorar a Estratégia de SEO da sua PME. Destacamos 3 deles:

  • A pesquisa orgânica equivale a 94% de todo o tráfego web, e a primeira posição nos resultados de pesquisa do Google tem uma taxa de cliques de 34% para desktop e 35% para dispositivos móveis.
  • 70-80% dos utilizadores dos motores de busca estão apenas focados nos resultados orgânicos.
  • O SEO orgânico é cerca de 5,66 vezes melhor que os anúncios de pesquisa paga.

Quer isto dizer que, os motores de buscas, como o Google, converteram-se na principal fonte de tráfego das empresas.

Logo, e mais uma vez ressalvo, implementar uma boa estratégia SEO a longo-prazo é imprescindível para construir a presença digital e aumentar a competitividade da sua PME.

Se não está nos resultados da pesquisa, está a perder cliques, leads e vendas para a concorrência. Pode parecer duro, mas são estas mesmas métricas que podem fazer com que os seus concorrentes estejam à sua frente.

Num estudo recente sobre o Estádio de Maturidade Digital & Social das Empresas em Portugal revelou que, a maior parte das PME portuguesas não tem ou tem pouca maturidade digital (61%).

 

Por outras palavras, não têm uma estratégia e presença de Marketing Digital definida ou então estão num nível iniciante.

Calma, não desista já da Estratégia SEO!

Nos últimos anos em Portugal, e apesar de tantos avanços e recuos quanto à sua importância do SEO no Marketing Digital, este provou ser claramente uma ferramenta barata para os resultados que oferece às PME’s. Se considerar 4 eixos de ação, consegue identificar claras vantagens de SEO para a sua PME. São eles:

1 – Atração

Atualmente, todos os consumidores vivem dos conteúdos que as empresas colocam nas suas plataformas digitais.

Se tiver conteúdo otimizado, relevante e útil, o Google irá considerá-lo e fazê-lo aparecer nos primeiros resultados de procura, ajudando assim a aumentar as vendas e a fomentar a relação com os seus clientes.

2 – Segmentação

É mais fácil atrair o seu público-alvo se souber quais as suas necessidades, desejos, comportamentos ou até o que procura especificamente.

Se conseguir trabalhar esta informação, tenho a certeza que fará conteúdos orientados para responder a cada um destes critérios.

3 – Investimento e Retorno

Investir em SEO também significa redução de certas despesas.

Já pensou em aparecer na primeira página do Google sem que ter de pagar mensalmente para marcar a sua presença?

Além disso, joga com um fator extremamente importante, a produção de conteúdo próprio é valorizado pelos utilizadores e pelo próprio Google!

4 – Medição, Análise e Controlo

Como referimos no ponto 2, quem trabalha com SEO, tem acesso a métricas que podem fazer a diferença no seu trabalho dia-a-dia.

Quantas pessoas estão à procura de um determinado assunto? Qual a sua cidade? Quais são os conteúdos mais procurados? Quais as principais pesquisas realizadas?

Tudo isto serve para alimentar a sua estratégia de SEO e consequentemente a estratégia de Marketing Digital da sua PME.

Por outro lado, a partir da medição de cada uma destas métricas, vai saber onde e como investir para maximizar os seus resultados.

Com efeito, todas as PME’s que adotaram uma postura proactiva face ao SEO têm vindo a melhorar a sua pegada digital. Mesmo que apresentem um nível iniciante, provaram que com poucos recursos conseguem atingir melhores rankings, posicionamentos, mas acima de tudo, mais proximidade com os utilizadores.

Por onde começar a Estratégia de SEO da sua PME?

O meu conselho: vamos começar pelos fatores que consegue controlar e construir uma presença sólida e duradoura no Google, adaptando as tarefas, o conteúdo e as optimizações ao que é necessário fazer, com diferentes graus de urgência.

A partir daqui, tem um mundo de possibilidades à sua frente e motivos para investir em estratégia de SEO para a sua PME.

Se pretende melhorar e acelerar o seu posicionamento nos motores de busca, criar uma estratégia de posicionamento ou melhorar os seus rankings atuais, fale comigo!

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner

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