Consultoria de SEO? Vale a pena?

Consultoria de SEO? Vale a pena? Resulta? Decida por si.

O que é SEO e como pode ajudar a sua empresa?

SEO, ou Otimização para Motores de Busca, é uma estratégia de comunicação e promoção digital (inserida dentro da consultoria de marketing digital) e que tem como objetivo primário melhorar a sua visibilidade e o ranking (posições de termos de pesquisa) do seu website nos motores de busca. Logo, um consultor de SEO é o profissional e especialista orientado para otimizar sites para motores de busca como o Google ou Bing, entre outros motores de busca. Considera-se quase sempre apenas o Google por uma questão de dominância global do volume de pesquisas garantido pelo produto da Google.

Mas o que faz exatamente um consultor de SEO, pode-se perguntar? Vamos explorar isso em detalhe para que a sua empresa compreenda que pode ter à disposição uma tática de marketing de elevada eficácia e retenção de clientes.

Funções de um consultor de SEO

Análise de sites e concorrência

Uma das grandes funções de um consultor de SEO (Search Engine Optimization), um aliado precioso da sua estratégia de marketing digital, é fazer a análise e diagnóstico do site da sua empresa e identificar áreas que precisam de melhorias, garantindo que o seu site se transforma num ativo imperdível para o seu marketing e que se transforma numa peça importante de captação comercial de novo negócios, a funcionar 24h por dia e sempre a representar a sua marca.

Esse diagnóstico de SEO pode incluir vários tipos de análise como a estrutura do site, o conteúdo e a sua qualidade, a velocidade de carregamento das páginas e do código (e imagens), entre outros fatores de elevada importância para a sua sede digital. O objetivo desta consultoria é identificar problemas que possam estar a impedir ou limitar o site de alcançar um bom ranking (posição) nos motores de busca e com especial importância – não me canso de referir – nas pesquisas feitas no Google.

Alguns factores de análise e diagnóstico de um website

  • Estrutura técnica do website
  • Arquitetura de informação
  • Velocidade de carregamento
  • Estratégia e relevância do conteúdo
  • Análise do site versus concorrência direta
  • Peso das imagens e código que “bloqueia ou atrasa”

Além disso, um consultor de SEO também analisa – para além do seu site – a sua concorrência direta nos resultados das pesquisas, para entender que estratégias e táticas de SEO estão a ser utilizadas pelos seus concorrentes e como o seu site se pode destacar dos demais nos motores de pesquisa, respeitando o alinhamento com os algoritmos dos motores como o Google, e em última análise trazer tráfego orgânico qualificado para o website.

Planeamento de Conteúdo rico em pesquisas relevantes

O planeamento de conteúdo de SEO é uma etapa fundamental para uma estratégia de otimização para motores de busca e que deve ser pensada desde a raiz do projecto. Planear conteúdo verdadeiramente eficaz consiste em identificar tópicos relevantes e palavras-chave importantes para o seu público-alvo (e para as suas dores que procuram resolver com soluções), bem como criar publicações específicas para garantir consistência e relevância.

Decidir que mensagem escrever, que tópicos de pesquisa cobrir e como ajudar o nosso cliente é essencial em marketing de conteúdo

Ao planear cuidadosamente o conteúdo de SEO do seu website, seguindo as diretrizes do Google e mantendo o seu tom de comunicação focado em ajudar os seus clientes, a sua empresa pode cumprir várias funções e objetivos em simultâneo:

  • Atrai tráfego orgânico para o seu site, 24 horas por dia
  • Diminui a dependência direta de investimento em budget publicitário
  • Atrai visitantes qualificados e interessados nos seus produtos e/ou serviços
  • Aumentar a visibilidade nos motores de busca
  • Diminui a influência dos seus concorrentes diretos

 

Otimização on-page em SEO

A otimização on-page envolve a melhoria de elementos do site que são diretamente controlados pelo proprietário do website. Logo, ainda que sendo uma fração do trabalho de um consultor de SEO, as tarefas de optimização on-page podem incluir a otimização de títulos de páginas (page titles), descrições meta (metadescriptions), tags de cabeçalho (Iheadings), URLs, conteúdo de texto, imagens e muito mais elementos de código.

O consultor de SEO, especificamente nesta área do SEO, trabalha para garantir que cada página do site está devidamente otimizada para palavras-chave / pesquisas relevantes e que o conteúdo entregue é de alta qualidade e relevância para o público-alvo que queremos atrair.  Portanto, quando se fala de Otimização On-page, é importante não confundir esta tarefa especializada com backlinks, uma das táticas frequentemente referidas como de importância maior e vital para uma estratégia de SEO eficaz.

Otimização off-page

A otimização off-page, considerada o contraponto essencial do SEO On-page, abrange um conjunto de estratégias de Search Engine Optimization aplicadas além dos limites do próprio site. Entre essas estratégias, destaca-se a construção de backlinks de elevada qualidade.

A missão principal do consultor de SEO, ao implementar tais táticas, é fortalecer a autoridade do site aos olhos dos motores de busca. Este processo, quando executado com eficácia, geralmente leva a uma elevação notável no posicionamento do site nos resultados de pesquisa, especialmente nas keywords e frases de maior relevância e impacto para a empresa.

Embora não seja uma tática fácil dentro da estratégia de SEO, é considerada como essencial, ainda que notícias recentes da Google tendem a afirmar que este tópico está a perder importância.

SEO Local

O SEO local é uma estratégia de otimização para motores de busca que se concentra em melhorar a visibilidade e o ranking de um site em pesquisas locais, em zonas geográficas mais restritas. Assim sendo, pode-se dizer que é uma estratégia local e adequadas a negócios que dependem de clientes num determinado local físico como um restaurante, um concessionário automóvel, um talho, um carpinteiro, entre outros negócios que têm uma atuação circunscrita.

Um consultor de SEO local é especializado em otimizar sites para atrair tráfego e clientes de uma determinada região geográfica, por detrimento de uma estratégia mais abrangente de alcance nacional.

O SEO local envolve algumas das estratégias generalistas do SEO mas especificamente a otimização de palavras-chave relevantes para a localização, criação de perfis da empresa em diretórios locais de empresas, gerenciamento de avaliações online e outras táticas específicas para impulsionar a presença online de um negócio na sua área local de influência.

Com a ajuda de um consultor de SEO local, as empresas podem aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes na sua zona física de atuação.

 

Como pode um consultor de SEO ajudar o seu negócio?

Aumentando a sua visibilidade online

Com a aplicação de uma estratégia de SEO eficaz e correta, um consultor de SEO pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu site e da sua empresa nos motores de busca como o Google. Este aumento de visibilidade pode resultar – e frequentemente resulta bastante bem – em mais tráfego qualificado para o seu site e, naturalmente, mais leads e vendas para o seu negócio.

Além disso, um consultor de SEO também pode ajudar a melhorar a visibilidade da sua marca – sim, a visibilidade e notoriedade da sua marca é um dos muitos benefícios do SEO – , o que pode aumentar a confiança e a credibilidade do seu negócio aos olhos dos seus clientes potenciais.

O posicionamento oferecido pelo SEO aumenta a confiança e credibilidade no seu negócio

Melhorar a experiência do utilizador

Um bom consultor de SEO entende que a otimização para motores de busca não se trata apenas dos motores de busca, mas também e fundamentalmente para os utilizadores que são o alvo e o objetivo final de um negócio e de um site. Eles (os consultores profissionais) trabalham para melhorar a experiência do seu utilizador ou visitante no seu site, o que tipicamente leva a taxas de rejeição mais baixas, mais tempo gasto no site e mais conversões potenciais.

A optimização da experiência do utilizador enquanto ele está no site de uma empresa ou de um serviço que deseja investigar e adquirir (User Experience) pode incluir a melhoria da navegação do site (estrutura e arquitetura da informação, menus e sub-menus), a velocidade de carregamento das páginas (peso das imagens, código, eficácia do servidor de alojamento), a otimização para dispositivos móveis (largura dos elementos, legibilidade em mobile), entre outros aspetos de natureza mais técnica.

Proporcionar um ROI mensurável

Uma das grandes vantagens do SEO (e por extensão as actividades típicas do marketing digital) é ser uma estratégia de marketing assente em conteúdo e promoção (ainda que orgânica) desse mesmo conteúdo, altamente mensurável.

Ao passo que outras estratégias do marketing tradicional que se prendem com visibilidade são de difícil ou impossível medição (qual é o ROI de um outdoor?), um consultor de SEO pode fornecer relatórios detalhados que mostram ente como o SEO está ajudando o seu negócio e o crescimento da sua empresa.

Isso pode incluir informações sobre o tráfego do site, as palavras-chave que estão gerando tráfego, a taxa de conversão, entre outros indicadores fundamentais para a sua empresa entender, processar e aferir a sua eficácia. São esses mesmos indicadores que lhe permitem analisar e correlacionar o retorno do seu investimento em SEO.

Conclusão

Em resumo, um consultor de SEO é um especialista de marketing digital que o pode ajudar a melhorar a visibilidade (ranqueamento) do seu website nos motores de pesquisa (quase sempre se fala no Google pela sua dominância no mercado das pesquisas on-line), melhorar a experiência do usuário no seu site e fornecer um ROI mensurável através de métricas que lhe mostram a importância do SEO com ferramenta de crescimento do seu negócio.

Se a sua empresa procura maneiras de aumentar o tráfego para o seu site e fazer crescer o seu negócio online, contratar um consultor para implementar a estratégia SEO pode ser uma excelente opção para fortalecer o seu marketing digital e diminuir a sua dependência de canais de promoção pagos, como por exemplo as campanhas pagas de Google Ads, Facebook Ads ou outras.

 

nota do autor (eu): este artigo foi parcialmente escrito através de Inteligência Artificial, totalmente revisto e adaptado ao meu estilo pessoal de escrita. Adicionalmente, reflete as minhas próprias ideias e pensamentos na área do marketing, que tenho vindo a professar e partilhar. Considere este artigo como um exemplo do que pode fazer para a sua empresa e para a sua estratégia de conteúdos, usando Inteligência Artificial para Marketing.

 

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inteligência Artificial no Marketing
Google Partner