Como contratar um especialista em Google Ads: o que as empresas devem saber antes de investir e escolher um elemento fundamental para o seu marketing e vendas.
Contents
- Como contratar um especialista em Google Ads: o que as empresas devem saber antes de investir e escolher um elemento fundamental para o seu marketing e vendas.
- O que deve e pode esperar de um especialista em Google Ads?
- Critérios essenciais para escolher um especialista em Google Ads
- Perguntas Frequentes que o podem ajudar
- Conclusão
Num cenário em que as empresas estão cada vez mais competitivas (sim, desengane-se porque o mercado é realmente feroz e apenas para os melhores), onde a atenção é limitada e o investimento precisa de ser cada vez mais eficaz e não raramente maior, contratar um especialista em Google Ads pode ser uma excelente decisão para elevar a sua estratégia de marketing digital — ou um erro dispendioso. Dependerá sempre da sua perspetiva e do trabalho a ser desempenhado pelo consultor especializado em anúncios pagos.

como contratar um especialista em google ads
Para fazer excelentes campanhas de Google Ads, não basta “saber mexer na ferramenta” e conhecer alguns truques e tiques do Google Ads. O verdadeiro valor de um especialista em gestão de anúncios e campanhas Google está na capacidade de ligar a estratégia da campanha e os anúncios ao modelo de negócio. Frequentemente ignorado, este passo serve para identificar oportunidades reais de crescimento e implementar uma abordagem de performance sustentada por dados, por ambições, por definições do departamento comercial, por objetivos estratégicos a serem definidos pela própria empresa.
Na minha já longa carreira de especialista em comunicação, marketing digital, para além da consultoria, denoto que as empresas falham “sempre” na parte que deveria ser mais fácil: a definição dos objetivos. E isso, é uma forma catastrófica de começar uma campanha de Google Ads e uma forma danosa de estar na esfera dos negócios.
O que deve e pode esperar de um especialista em Google Ads?
Ainda que seja comum ter expectativas irrealistas e até mesmo infundadas sobre milagres que os especialistas ou consultores desta área podem operar (não há milagres, ok?), é realisticamente expectável que um especialista experiente lhe possa assegurar alguns destes pontos
- Diagnosticar o contexto do negócio e identificar o papel que o Google Ads pode ter nos seus canais de marketing
- Traduzir objetivos comerciais em métricas de performance reais
- Identificar constrangimentos técnicos de medição da sua conta e ambiente analítico
- Construir campanhas de google ads alinhadas com o estágio de decisão do cliente
- Escolher os melhores veículos de campanha e criativos (peças de marketing) a usar nos anúncios
- Elaborar os textos dos anúncios com base em benefícios reais para o consumidor (e não sob a óptica do negócio)
- Ter uma visão realista dos concorrentes a operar no espaço e do custo publicitário cada vez mais exigente
- Trabalhar com uma visão de médio e longo prazo, mas com resultados mensuráveis que possam guiar as campanhas
- Interpretar dados e tomar decisões com base em resultados, não em “boas práticas genéricas”
- Analisar todos os aspectos da conta, das campanhas e cruzar com o negócio e com o mercado
Critérios essenciais para escolher um especialista em Google Ads
1. Clareza estratégica desde o início
Mais importante do que uma promessa de “X leads por mês” (sim, eu sei que já lhe venderam essa ideia e promessa várias vezes, mas gente séria não faz isso) é a capacidade de explicar, com clareza, a lógica da campanha, da estratégia, forças e fraquezas até mesmo do que está a promover. A transparência e método são dois critérios não-negociáveis na altura que vai decidir o seu especialista.
2. Visão integrada do marketing e do negócio
Pode escrever isto e sublinhar várias vezes: as campanhas de Google Ads eficazes não vivem isoladas. Um especialista competente deve compreender os diferentes pontos de contacto da marca com o mercado — website, landing pages, SEO, redes sociais, CRM — e identificar onde faz mais sentido colocar investimento e mesmo se faz sentido investir em Google Ads. Pode não fazer, de facto. Além disso, é também importante ter em atenção que uma boa campanha é apenas um componente no meio de todo o puzzle que contribui pra o sucesso da geração de leads. E apenas para citar um, a landing page (ou o destino para onde a pessoa é levada depois de clicar num anúncio) é “absolu-ta-men-te vital”. Mas vital, mesmo, mais do que o Compal.
3. A conta de Google Ads deve ser acedida pela empresa. Sempre.
Se a sua empresa não tiver acesso à conta de Google Ads que está a ser gerida, pode considerar que é um sinal claro de alerta. Até pode não ser nada, mas gerir contas de google ads com transparência é um requisito fundamental para uma relação de confiança. Já não seria a primeira vez que clientes meus chegam até mim sem dados das suas contas anteriores e sem sequer saberem métricas básicas como CPL ( custo por lead ), taxas de conversão (CR) e até mesmo (sim, é verdade) quanto tinham gasto em anúncios (budget).
4. Reporting focado no que interessa
Um bom relatório de performance de marketing digital, neste caso específico um relatório de Google Ads, não se foca apenas em cliques ou impressões. O que realmente importa é a ligação entre investimento e resultado: custo por lead, CPA, taxa de conversão, ROAS (sempre que possível). Tipicamente, há outras métricas que podem fazer sentido, como análise de concorrência e análise de performance do nosso anúncio nas posições mais elevados do motor de busca, nos resultados pagos.
5. Capacidade de ajustar (e dizer que não)
Nem toda as campanhas fazem sentido e mesmo as campanhas de Google Ads, com uma incrível capacidade de precisão e segmentação de clientes, podem falhar e não fazer sentido por várias razões de performance. Um especialista em google ads com uma visão clara de mercado deve ser capaz de dizer que não quando algo não está bem definido ou até mesmo quando uma campanha não faz sentido. A performance nasce da análise, não da execução cega e sem critério. E a experiência, neste caso, pode contar muito a favor de quem a tem.
Perguntas Frequentes que o podem ajudar
- Quanto custa contratar um especialista em Google Ads?
Os valores variam conforme o modelo de colaboração (fee fixo, percentagem do investimento, pacote mensal) e a complexidade da operação.
É justo dizer que não há um preço fixo de campanha, porque todas as campanhas, marcas, clientes e serviços são diferentes. - É melhor optar por uma agência ou por um consultor independente e especializado em Google Ads?
A resposta depende bastante do volume, da estrutura da empresa e do grau de acompanhamento necessário. O mais importante é o alinhamento com os objetivos do negócio.
Pode fazer sentido ser gerido por uma agência multi-disciplinar ou ter um acompanhamento mais próximo e personalizado através de um consultor. - Em quanto tempo se podem ver resultados nas campanhas da Google?
Não há respostas standard para este tipo de questões que são, na verdade, muito frequentes.
Há resultados iniciais que podem surgir nas primeiras semanas de vida de uma campanha, mas resultados consistentes demoram entre 1 a 3 meses de aprendizagem e otimização.
Além do mais, é necessário que todos os elementos da campanha (copy, analytics, conversões, medição, cookies, públicos-alvo, velocidade de resposta, landing page) estejam alinhados. - Como se pode avaliar o sucesso de uma campanha em Google Ads?
Através de indicadores de negócio: leads, custo por aquisição, conversão, retorno sobre o investimento. Um especialista deve ajudar a interpretar estes dados com clareza.
Conclusão
Contratar um especialista em Google Ads é uma decisão estratégica. O impacto de uma boa gestão vai além dos números — reflete-se em crescimento, previsibilidade e eficiência.
E pode bem ser o ponto de lhe falta para ter a gestão da sua campanha executada com rigor, ou ser uma contratação que a sua empresa não tem capacidade ou necessidade. Depende.
Se a sua empresa procura uma abordagem séria, técnica e centrada em resultados, estou disponível para uma conversa exploratória.
Sem promessas milagrosas — apenas trabalho rigoroso e análise detalhada. Fale comigo 🙂
Quer aumentar as vendas na sua empresa, colocar a sua empresa nos rankings do Google e gerar leads com regularidade?
Artigos recentes
- Como contratar um especialista Google Ads? Dicas (quase) infalíveis
- ChatGPT vs. Perplexity AI: Qual é a Melhor IA para Si?
- Como pode a IA transformar PMES? Simples
- A Inteligência Artificial na Gestão de Google Ads: Revolução ou Risco?
- Rows.ai, o Excel da era da Inteligência Artificial para dados e não só