7 Métricas Fundamentais para medir Resultados da Estratégia Digital

Quando se trata de medir os resultados da Estratégia Digital, podem existir inúmeras métricas de controlo e análise. No entanto, cada uma delas tem o seu propósito no universo do Marketing Digital.

Coloca-se então a questão, quais são as métricas que deve utilizar para medir o sucesso da sua Estratégia Digital?

Em baixo, vai encontrar as 7 métricas mais importantes no Marketing Digital (na minha opinião) e como estas podem fazer a diferença na medição dos resultados da sua Estratégia Digital.

Prepare o papel, caneta e comece a tirar as suas notas!

7 Métricas Fundamentais para Medir os Resultados da Estratégia Digital

1 – Retorno sobre o investimento (ROI)

A métrica do Retorno sobre o Investimento em Marketing Digital não deve ser uma surpresa. Uma vez que, serve como uma verdadeira base para o sucesso. Basicamente, o ROI equivale a quanto gastou (investimento) versus quanto ganhou (retorno).

Sem controlar o ROI, é fácil perder a noção exata do que se gasta em Marketing Digital. Por isso, calcular corretamente o ROI de uma campanha de Marketing Digital será sempre a chave para determinar se esta foi ou não um sucesso.

2 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes só é relevante quando existe realmente aquisição de clientes. No entanto, é uma excelente abordagem para compreender o valor da vida útil de um cliente e quanto deve gastar para adquirir um novo.

3 – Ticket médio

Pouco comum nas Estratégias Digitais, mas uma métrica importantíssima para avaliar o desempenho do negócio e implementar mudanças para aumentar as receitas da sua empresa.

O que é o ticket médio? O ticket médio é uma métrica de desempenho que fornece o valor médio de vendas por cliente. Para o calcular, basta dividir a faturação total pelo número de vendas do período.

Esta métrica é ótima para perceber comportamentos de venda e quais produtos/serviços devem ser uma aposta para maximizar as suas vendas.

4 – Custo por lead (CPL)

O Custo por Lead pode perfeitamente modelar um negócio. Na verdade, a par do ROI, é uma das métricas de Marketing Digital mais importantes para medir resultados estratégicos.

Se o foco do seu negócio é e-commerce, esta é uma métrica obrigatória. Com a sua ajuda vai conseguir perceber quanto custa, por exemplo, converter uma visita numa venda.

5 – Custo por Clique (CPC)

O Custo por Clique é uma métrica utilizada principalmente em plataformas de publicidade online (Ex. Google Ads) para calcular o custo do clique e medir os anúncios pagos.

Esta métrica reflete o valor pago por cada clique individual que cada utilizador realiza. Quer isto dizer que, a partir do CPC pode calcular orçamentos e gerir melhor os seus investimentos no Marketing Digital.

6 – Taxa de conversão

Esta é uma métrica essencial para entender o comportamento de um website ou de uma Landing Page. Se utilizar o Google Analytics consegue avaliar e perceber o número de conversões realizadas na sua plataforma.

Dependendo da campanha e do objetivo, pode medir a eficácia da Taxa de conversão através de:

  • Vendas;
  • Subscrições;
  • Downloads;
  • Entre outros.

Esta métrica de marketing digital é bastante útil para determinar se a campanha foi ou não eficaz. No entanto, acaba por ser uma pequena peça no universo das restantes métricas para acompanhar o sucesso de um website ou Landing Page.

7 – Taxa de Rejeição

A Taxa de rejeição é a percentagem de pessoas que saem de um website após visualizar apenas uma página.

Segundo o Neil Patel, as taxas de rejeições em Lead Generation situam-se entre 30-50%.

Resultados da Estratégia Digital: Taxa de Rejeição para Serviços de Lead Genaration Fonte: Neil Patel

Ajuda a identificar erros que possam estar a ocorrer no nosso website. Por exemplo:

  • Velocidade de carregamento;
  • Se os visitantes encontraram ou não o que procuravam;
  • Qualidade do Conteúdo;
  • Erros de Página.

Por outro lado, esta é também uma métrica de otimização, no sentido de dar insights sobre como podemos:

  • Diminuir o tempo de carregamento da página
  • Melhorar o mapa de Link Building Interno;
  • Otimizar o conteúdo;
  • CTA’s mais apelativos e cativantes.

DICA EXTRA PARA MEDIR OS RESULTADOS DA ESTRATÉGIA DIGITAL

Definir um objetivo

Grande parte do sucesso das Estratégias Digitais partem de uma correta definição de objetivos. De preferência, mensuráveis e realistas.

Por outras palavras, a definição de objetivos garante que tem de dar o extra mile para ter sucesso. Já para não falar que, fornece uma orientação clara para medir os resultados da sua Estratégia Digital.

Depois desta última dica, fica o meu conselho: mantenha estas métricas debaixo de olho! E se quiser, pode falar comigo e ver o que lhe posso oferecer através dos meus serviços de consultoria de marketing digital.

P.S – Apontou tudo?

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner