Marketing Digital para Dentistas | Atraia Novos Pacientes

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Marketing Digital para Dentistas. Faça o seu negócio sorrir 🙂

Atrair novos clientes deve ser prioridade para todos os negócios e o Marketing para Dentistas, ajuda nisso mesmo; + clientes e + faturação

Este pensamento deveria estar na mente de todos os proprietários de clínicas de medicina dentária quando pensam em estratégias de angariação de negócios e em Marketing Odontológico. Deve, sem dúvida alguma, considerar o marketing digital como alternativa e/ou complemento aos canais tradicionais para impulsionar pedidos de diagnóstico, consultas presenciais ou online e as vendas consequentes.

Ainda que a medicina dentária seja um tema bastante delicado e sério do ponto de vista da saúde, é também um negócio como outro qualquer e precisa de faturar, vender, ter margens saudáveis, crescer e prosperar com os pacientes que quer angariar. Para isso, nada como uma estratégia de marketing bem definida, certo?

Neste artigo vou abordar alguns pontos fundamentais, como

  • A importância do Marketing Digital em odontologia e/ou clínicas
  • A importância do marketing como ferramenta de geração de negócio
  • Quais as vantagens do marketing digital nesta área da saúde
  • Que canais digitais específicos pode usar para promover a sua clínica dentária

Está preparado para fazer o seu negócio dentário sorrir com vontade?

A Importância do Marketing Digital para Dentistas

Um dos grandes erros de comunicação nesta área está no facto de alguns dentistas ou clínicas médicas trabalharem o digital apenas porque sim, sem um plano de marketing e com elevadas esperanças que os clientes comecem a entrar pela porta depois de meia dúzia de publicações no Facebook ou Instagram. Esta visão distorcida da realidade é típica de desconhecimento ou de promessas mal direcionadas e enganosas.

O marketing digital para clínicas de medicina dentária é uma necessidade estratégica

Spoiler Alert: os clientes não vão aparecer por causa disso, ok?

Estou certo que todos ja viram posts em redes sociais a falar do dia da mulher, do dia da árvore, do dia das mentiras …. Bem, esse é um exemplo de conteúdo que acrescenta valor zero ao seu negócio.

Não esquecer Sem uma estratégia de marketing digital na base da sua comunicação, não há:

  1. Atração de pacientes interessados em si ou nos seus tratamentos
  2. Posicionamento na sua área de intervenção ou especialização
  3. Criação de autoridade para que o seu paciente o tenha como especialista
  4. Qualificação de pacientes devidamente interessados por áreas de saúde oral
  5. Estratégia de comunicação de proximidade em torno da sua “vizinhança”
  6. Recorrência de comunicação personalizada
  7. Capacidade de medição de resultados das suas ações de marketing

Sabia que quando se trata de uma compra com interferência na própria saúde, os pacientes dentários passam 77% do seu tempo a pesquisar online por soluções?

 

Esta curiosidade está relacionada com 4 fatores que os dentistas ignoram sobre a sua presença digital. São eles, a saber …

1) Os Pacientes são sintomáticos (e indecisos)

Os pacientes de cuidados de medicina dentária não sabem qual o tratamento que precisam ou qual é o mais adequado para o seu problema: por isso, procuram informação (pesquisas em motores de busca) em bruto e consoante a dor que têm, na tentativa de achar informação que os guie no tratamento mais adequado.

Ainda que erradamente do ponto de vista médico, todas as pessoas pesquisam por sintomas e sinais de doenças, bem como possíveis tratamentos. E as pesquisas são feitas no …… Google. Bingo.

Os pacientes de clínicas dentárias costumam fazer pesquisas acerca do problema que têm antes de decidir a consulta

p.s. Eis uma oportunidade de ouro para a sua clínica, certo? Fácil de ver.

2) Pesquisas avulsas no Google

O facto das pessoas e dos seus pacientes futuros procurarem por tudo e mais alguma coisa relativa a “dores de dentes”, “preço dos implantes dentários”,”limpezas dentárias”, “dentistas perto de mim”,”odontopedriatria”, etc, indica algo muito claro.

Os seus pacientes procuram por soluções até que uma delas faça mais sentido do que as demais, porque sabem que têm um problema dentário à espera de solução. E a solução pode bem ser o seu consultório de medicina dentária. Ou um concorrente seu.

3) Procuram informações específicas

Os pacientes de tratamentos dentários, (depois da fase da descoberta das soluções) e antes de avançarem para a compra / decisão, procuram informações muito específicas e relacionadas com as suas dores muito específicas, como por exemplo

  • Preço dos tratamentos dentários
  • Facilidades de pagamento e planos de pagamento possíveis
  • Especialização do médico dentista que os vai tratar
  • Localização do consultório, facilidade de estacionamento, transportes, etc…
  • Opiniões de outros pacientes que tenham recorrido ao negócio.

4) Os consumidores procuram segundas opiniões

Antes de resolverem o seu problema dentário, procuram sempre por segundas opiniões. Sejam elas por razões financeiras, planos de tratamento, dúvidas ou incertezas, uma coisa é certa: o consumidor de soluções para problemas dentários nunca fica satisfeito com o primeiro resultado que lhe aparece ( como todos nós que procuramos soluções para algo e temos mais do que uma opção).

En conclusão, estes 4 fatores são a sua prova que existe mercado digital para os dentistas e que bem trabalhado com uma estratégia de marketing digital, é um sorriso à espera de acontecer no seu negócio.

Contudo, também acredito que exista um desconhecimento “mais técnico” sobre o que o Marketing Digital pode fazer pelos dentistas. É exatamente esse o próximo ponto que lhe vamos dar, sem demoras.

Vantagens do Marketing Digital para Dentistas

Para falar sobre as vantagens do Marketing Digital para Dentistas e Clínicas Dentárias, é obrigatório falar sobre as áreas do digital e como estas podem ser ferramentas de marketing para angariar mais pacientes e gerar mais vendas, claro (esse é o objetivo de todos os negócios). Existem inúmeras vantagens de cada canal de marketing e objetivos específicos em cada um deles.

1) SEO Para Dentistas (ou otimização para motores de busca)

O SEO para Dentistas surge como um aliado vital a qualquer estratégia de marketing digital. Além de “rankear” a clínica ou o médico dentista e os serviços oferecidos nos resultados das pesquisas orgânicas, também tem o potencial de os posicionar localmente (SEO Local), para pacientes que estejam mais próximo da clínica: na freguesia, ou na cidade onde os seus pacientes habitam.

Tendemos a consumir mais serviços de empresas mais próximas, quando a deslocação é um obstáculo ou simplesmente desnecessária. Esta também é uma verdade em clínicas de medicina dentária.

 

Portanto, um dos primeiros passos a tomar na sua estratégia de Marketing Digital para Dentistas pode ser “atuar onde a sua clínica dentária está localizada, caso a geografia indique potenciais clientes”.

Com a implementação de uma estratégia de otimização SEO focada em Dentistas e pacientes, a sua clínica vai começar a aparecer nos resultados de pesquisas realizadas na sua zona de atendimento e, consequentemente aumentar a notoriedade junto dos potenciais pacientes.

A título de curiosidade, nos EUA, a maioria das clínicas dentárias e empresas ligadas à odontologia obtém uma taxa média de fecho de venda 18% através de leads orgânicos: todas através de SEO local. Claro que é uma realidade diferente, mas mostra como, e num país imenso, as pessoas procuram serviços dentários na sua área de residência.

Estas são algumas das vantagens do SEO para dentistas:

Reconhecimento da marca da clínica ou médico dentista

Posicionar o website da sua clínica de medicina dentária nos primeiros lugares dos motores de busca (Google), é o mesmo que estar à frente dos seus concorrentes locais e ganhar uma vantagem competitiva incrível. Assim, a criação de notoriedade e autoridade local é um passo para atrair ainda mais pacientes. Seja um especialista: mostre-se e apareça.

Mais tráfego online e offline

Quando conseguir que o website da sua clínica dentária esteja bem enraizado no Google, tenho a certeza que vai receber mais visitas (online e offline). Primeiro online, no processo de pesquisa, depois offline na sua clínica.

A maioria das pessoas clica nos primeiros links dos resultados de pesquisa. Com uma estratégia de SEO focada em qualidade e relevância (Títulos, Meta-Descriptions e Conteúdos Web otimizados) vai conseguir aumentar o número de pacientes à sua porta, literalmente falando. Esta correlação é inegável e está estudada pela Google, sabia?

Segundo dados do Google, 46% das pesquisas têm intenção local. Isso significa que as pessoas estão a procurar por serviços dentários na sua área geográfica. Se a sua clínica não estiver otimizada para SEO local, é menos provável que apareça nos resultados de pesquisa relevantes para os utilizadores locais.

 

As estratégias de SEO para a sua clínica de medicina dentária podem-lhe dar uma vantagem competitiva e aproximar clientes que pesquisam por dentistas ou tratamentos específicos

Resultados Mensuráveis

Uma das grandes vantagens do SEO (e do marketing digital em geral) para clínicas de medicina dentária é a possibilidade de medição de resultados do seu site, do seu conteúdo e das suas campanhas, como por exemplo:

  • Posição média das suas palavras-chave mais valiosas
  • Volume de tráfego do site
  • Interação do seu potencial cliente com seu website
  • Fontes de tráfego e leads

Tudo em SEO pode ser controlado e medido! Desta forma, vai saber sempre o que está ou não a funcionar e elaborar novos planos de conteúdo, artigos e soluções para trazer pacientes de soluções dentárias até ao seu website

2) PPC (Google Ads)

Algumas das clínicas de medicina dentária (algumas com quem já trabalhei) que usam a publicidade online do Google Ads para a divulgação, concentram-se em palavras-chave de alto volume/tráfego que por vezes até custam menos dinheiro mas trazem tráfego pouco qualificados e sem filtro de intenção de compra de uma determinada solução ou tratamento dentário.

Na realidade, trabalham em pesquisas de massa e não em pesquisas otimizadas para converter problemas em soluções. Através da gestão rigorosa de campanhas em Google Ads, é possível controlar todos os detalhes dos anúncios e garantir a segmentação das pessoas certas (no momento certo, com a mensagem certa e para o tratamento dentário certo.

Quer conhecer o meu serviço de Gestão de Campanhas Google Ads?

Leads e conversões de qualidade; mais pacientes, melhores clientes

Uma grande vantagens das campanhas de Google Ads especificamente para dentistas é exatamente o facto de oferecer direcionamento na captura de leads em pacientes mais qualificados e taxas de conversão mais altas: considerando que conhece melhor que ninguém o que oferece e quem quer atrair para si,, a conclusão é evidente.

Se não é especialista em implantes dentários, não lhe interessa captar atenção de pacientes interessados em Implantes, mas sim pessoas que querem o que tem para oferecer na sua clínica.

Segmentação e Critérios de Segmentação

Além de segmentação por palavras-chave (extremamente eficaz), é possível segmentar os anúncios Google para que apareçam apenas na cidade onde atua, nos dias e horários que mais interessam e até mesmo filtrando dados demográficos como idade, sexo e rendimento familiar.

As possibilidades das campanhas Google são bastante alargadas e permitem afinar com precisão um anúncio para o cliente / paciente certo, no momento certo.

3) Social Media Marketing

Estudos revelam que, mais de 40% das pessoas confiam nas informações que encontram nas Redes Sociais antes de decidir em relação ao dentista.

As Redes Sociais para Dentistas devem ser encaradas como uma porta virtual para o escritório. E porquê? Porque cada vez mais as pessoas procuram respostas imediatas, gostam de ler reviews e saber opiniões sobre produtos ou serviços.

Estas são as principais vantagens das Redes Sociais para Dentistas:

Criar relacionamentos

  • As Redes Socias para dentistas são uma grande oportunidade para conhecer os gostos e desgostos dos pacientes.
  • Atualmente, uma página que esteja sem conteúdo, não interessa. A verdade é dura, mas é a realidade de hoje em dia.
  • É fundamental, não só nas Redes Sociais, criar interação, sentido de comunidade ou oferecer conteúdo diferenciado, para aumentar o engagement e confiança dos consumidores.

Gerar referências

O marketing mouth-to-mouth das Redes Sociais para Dentistas pode fazer maravilhas pela popularidade e engagement da sua clínica. Por exemplo: parcerias com influencers.

Atrair novos pacientes (Paid Media)

Através das ferramentas de paid media das redes sociais pode captar a atenção de potenciais pacientes. Pode segmentá-los e trabalhar consoante o tipo de suporte que desejar (post patrocinado, vídeo, anúncios de conversão, etc).

Desta forma, pode conseguir novos pacientes, qualificados e, em simultâneo, conciliar investimento e retorno.

4) Email Marketing

O Email Marketing pode ser uma forma excelente para criar um ambiente de comunicação familiar com os seus pacientes, mesmo sendo uma relação à distância. Mantenha os seus pacientes informados, enviando emails oportunos sobre novos serviços, tratamentos, condições especiais, mudanças de atendimento, novos funcionários ou até mesmo eventos no consultório.

Quer saber quais são as principais vantagens do Email Marketing para Dentistas?

Personalização e Fidelização

Uma simples mensagem personalizada pode ser a diferença entre um paciente único e um paciente fidelizado. E com um paciente fidelizado, segue a faturação recorrente e novos clientes referenciados.

Tempo e dinheiro

Ora vejamos, comunicar em massa e gastar pouco dinheiro, não lhe parece atrativo?

Através das ferramentas de Email Marketing, pode criar fluxos de comunicação com os seus pacientes e comunicar as ofertas certas, no momento certo, aos segmentos de pessoas certos.

Se tempo é dinheiro para o seu negócio, deixe de lado o esforço hercúleo de comunicar em massa através dos meios tradicionais.

Mais tráfego e maiores taxas de conversão

Utilize os emails para direcionar o tráfego para o seu website e aumentar a força e a reputação do mesmo. Desta forma, também trabalha SEO, captação de leads e notoriedade.

Por outro lado, se comunicar conteúdo valioso e útil, é meio caminho andado para reter logo ali uma lead qualificada.

5) Marketing de Conteúdo

Se fala de si, da sua clínica e não da solução para os problemas dos seus pacientes, pare já! Comece a pensar em comunicar soluções para as dores dos seus pacientes, literalmente. É hora de atualizar o seu plano de Content Marketing e remover pela raiz os erros do passado.

Estas são as principais vantagens do Content Marketing para Dentistas:

Visibilidade e Tráfego

A produção de conteúdo de qualidade vai acrescentar autoridade às páginas do website da sua clínica dentária e reforçar a visibilidade e posição nos resultados das pesquisas orgânicas (aqueles que não custam dinheiro e são mesmo valiosos).

Vantagem competitiva

Seja um especialista. Crie um blog com artigos que oferecem conselhos e dicas, cuidados a ter com os dentes, soluções para problemas recorrentes dos seus pacientes e torne-se uma referência no mercado da Saúde Oral.

Destaque-se dos seus concorrentes e seja uma referência do mercado através de artigos relevantes e que forneçam soluções exatas, profissionais e distintas. Com isso, tenho a certeza que vai atingir cada vez mais “leitores interessados” e potenciais pacientes para sua clínica dentária.

Acrescente valor e Diversidade

O Content Marketing para Dentistas pode envolver vídeos, tutoriais, blogs e muito mais. O mais importante de tudo é tornar este tipo de conteúdo diferenciado e que consiga reter a atenção de quem os lê.

Produzir com qualidade custa, mas após delinear um caminho e um calendário focado, tudo fica mais fácil.

6) Desempenho e performance Web

O desempenho e performance web devem ser a prioridade antes de qualquer outra estratégia digital. Se o website não captura a atenção de potenciais pacientes em menos de 3-4 segundos, de que vale apostar na sua presença online?

Razões pelas quais deve apostar num website estruturado e planeado:

Seja especialista

Os pacientes dentários geralmente são indecisos quando se trata de escolher uma clínica:

  • Procuram competência
  • Procuram relação qualidade/preço
  • Procuram testemunhos e prova social anterior

Crie um website que agregue estas duas valências. Estabeleça-se como um dentista especialista, comunique verdadeiramente o que faz e mostre resultados (testemunhos são um bom exemplo).

User-Experience

Quando um paciente encontra sites de clínicas dentárias espera ter uma experiência fácil, agradável, encontrar soluções para o seu problema e saber onde clicar para marcar a consulta, ou saber onde navegar para encontrar dicas para o tipo de sintoma que tem e potencial tratamento.

Tão simples quanto isto. Pense no seu utilizador, no seu paciente com problemas dentários e não em si, que é especialista e está no centro do negócio.

Design e Estrutura

Quando apresenta um design web, intuitivo e renovado, transmite logo confiança. Uma imagem moderna significa logo que tem os melhores equipamentos e técnicas do mercado.

Por outro lado, relativamente à estrutura, se oferecer uma experiência interativa, com conteúdo amigável focado nas verdadeiras necessidades do utilizador, caminha para reter e atrair novos leads.

Programação e construção (código)

Procure por soluções que juntem o melhor dos dois mundos: Marketing Digital e Design Web.Pense em plataformas CMS para a construção do seu website. Por exemplo, o WordPress é um excelente meio para conseguir mais clientes e mais negócios. Além disso, tem tudo o que precisa com esta ferramenta. É de fácil instalação, intuitivo, consegue construir um website numa questão de minutos e geri-lo de forma completamente autónoma à sua medida e à medida da sua identidade visual.

Preparado para levar o Marketing Digital para a sua clínica?

Como pode constatar, na área da medicina dentária existem inúmeras maneiras de fazer Marketing Digital bem feito, com orçamentos realistas e resultados de topo.

Os meus conselhos mais importantes

  1. Esteja atento à sua concorrência e às suas atividades de marketing
  2. Capitalize oportunidades de negócio antes que eles o façam (ex: IA no Marketing)
  3. Crie conteúdo que se transforma em soluções para os problemas dos seus pacientes
  4. Comunique com nichos e evite ser genérico
  5. Trabalhe a sua autoridade e seja visto como uma referência na sua comunidade
  6. Use o poder da comunicação personalizada e do marketing local
  7. Se o seu serviço é bom, peça recomendações aos seus pacientes
  8. Não estejam em todo o lado, em todas as redes. Aposte no que é bom e possível
  9. Não pense em custos, pense em investimento e o valor do cliente ao longo da sua vida
  10. Pense: as campanhas pagas não são apenas para gerar leads, também cimentam autoridade

Combine as diferentes estratégias de marketing digital e melhore a gestão da sua clínica de medicina dentária. Quando der por ela, vai estar a atrair mais pacientes e a criar um fluxo de marcações e vendas constante e regular.

Quer ajuda para a sua empresa crescer usando Marketing Digital?
Fale comigo e saiba como pode um Consultor de Marketing Digital ajudá-lo.

 

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inteligência Artificial no Marketing
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