Como pode a Estratégia (de SEO) ajudar PMEs

  • 23 de Janeiro, 2020
  • SEO

Ser profissional e Consultor de Marketing Digital numa PME pode ser um verdadeiro desafio. Quando este papel é trabalhar a área orgânica, o desafio torna-se ainda maior. Por isso, se pensa usar Serviços de SEO e Estratégia de SEO para ter mais visibilidade, melhorar o posicionamento orgânico nos motores de busca e ter mais conversões, tem de ter a certeza que conhece o caminho que a sua PME vai atravessar. Acredite, por experiência própria, SEO para PMEs é um longo caminho a percorrer. Mas, tem as suas vantagens!

Assim, é fundamental ter em mente que este processo poderá não apresentar resultados a curto-prazo. Deve ser um crescimento sustentável, de otimização de recursos, encontrar as melhores estratégias e planear sempre cada passo para não tomar decisões erradas.

Contudo, este processo (aparentemente moroso) pode então ser extremamente proveitoso para abrir janelas de oportunidade e investir numa boa estratégia de SEO a longo-prazo.

SEO: qual o panorama atual?

Com o final de 2019, foram revelados os números do SEO, de acordo com dados recolhidos pelo Hubspot, existem alguns dados que poderão ser úteis para iniciar ou melhorar a Estratégia de SEO da sua PME. Destaco 3 deles:

  • A pesquisa orgânica equivale a 94% de todo o tráfego web, e a primeira posição nos resultados de pesquisa do Google tem uma taxa de cliques de 34% para desktop e 35% para dispositivos móveis.
  • 70-80% dos utilizadores dos motores de busca estão apenas focados nos resultados orgânicos.
  • O SEO orgânico é cerca de 5,66 vezes melhor que os anúncios de pesquisa paga.

Quer isto dizer que, os motores de buscas, como o Google, converteram-se na principal fonte de tráfego das empresas.

Logo, mais uma vez ressalvo, implementar uma boa estratégia SEO a longo-prazo é imprescindível para construir presença digital, subir no Google e aumentar a competitividade da sua PME.

Por outras palavras, se não está nos resultados da pesquisa, perde cliques, leads e vendas para a concorrência. Pode parecer duro, mas são estas mesmas métricas que podem fazer com que os seus concorrentes estejam à sua frente.

Num estudo recente sobre o Estádio de Maturidade Digital & Social das Empresas em Portugal revelou que, a maior parte das PME portuguesas não tem ou tem pouca maturidade digital (61%).

 

Este estudo diz tudo. São poucas as PMEs que têm uma estratégia e presença de Marketing Digital. As que têm, estão num nível iniciante.

Calma, não desista já da Estratégia SEO!

Nos últimos anos em Portugal, apesar de muitos avanços e recuos quanto à importância do SEO para PMEs, este provou sempre ser uma ferramenta barata para os resultados que oferece. Se considerar 4 eixos de ação, é possível identificar as vantagens do SEO para PMEs. Elas são:

1 – Atração

Atualmente, todos os consumidores vivem dos conteúdos que as empresas colocam nas suas plataformas digitais.

Se tiver conteúdo otimizado, relevante e útil, o Google irá fazê-lo aparecer nos primeiros resultados de procura, ajudando assim a aumentar as vendas e a fomentar a relação com os seus clientes.

2 – Segmentação

É mais fácil atrair o seu público-alvo se souber quais as suas necessidades, desejos, comportamentos e até o que procura especificamente.

Se conseguir trabalhar essa informação, tenho a certeza que fará conteúdos orientados para responder a cada um desses critérios.

3 – Investimento e Retorno

Investir em SEO também significa redução de certas despesas.

Já pensou em aparecer na primeira página do Google sem ter de pagar mensalmente para o fazer?

Além disso, joga com um fator extremamente importante, a produção de conteúdo próprio é valorizado pelos utilizadores e pelo próprio Google!

4 – Medição, Análise e Controlo

Como referi no ponto 2, quem trabalha com SEO para PMEs, tem acesso a métricas que podem fazer a diferença no seu trabalho diário.

Quantas pessoas estão à procura de um determinado assunto? Qual a sua cidade? Quais são os conteúdos mais procurados? Quais as principais pesquisas realizadas?

Tudo isto serve para alimentar a sua estratégia de SEO e consequentemente a estratégia de Marketing Digital da sua PME.

Por outro lado, a partir da medição de cada uma destas métricas, vai saber onde e como investir para maximizar os seus resultados.

Com efeito, todas as PMEss que adotaram uma postura proativa face ao SEO têm vindo a melhorar a sua pegada digital. Mesmo que apresentem um nível iniciante, provaram que com poucos recursos conseguem atingir melhores rankings, posicionamentos, mas mais importante, proximidade com os utilizadores.

Por onde começar a Estratégia de SEO da sua PME?

O meu conselho: vamos começar pelos fatores que consegue controlar. Construa uma presença sólida e duradoura no Google, adaptando tarefas, trabalhando conteúdo e inicie as otimizações necessárias. Tudo isto, com diferentes graus de urgência.

A partir daqui, tem um mundo de possibilidades à sua frente e os motivos necessários para investir numa estratégia de SEO para a sua PME.

Se pretende melhorar e acelerar o seu posicionamento nos motores de busca, criar uma estratégia de posicionamento ou melhorar os seus rankings atuais, saiba o que a Consultoria de SEO pode fazer por si.

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António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
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