7 vantagens do Marketing Digital para PMEs

Existem diferentes métodos para as PMEs divulgarem a sua marca e atrair novos clientes. No entanto, uma das minhas paixões é a forma como as marcas e empresas podem usar de forma sustentável e eficaz o Marketing Digital. Mas, porquê? As vantagens do Marketing Digital para PMEs são muitas. No entanto, vou apresentar 7 que considero chave para o sucesso deste caminho.

Ficou curioso?

Marketing Digital, uma solução fantástica para PMEs

Além de incorporar uma ampla variedade de técnicas, incluindo SEO, E-mail, Social Media, Google Ads, Blog, Content ou Analytics e Performance, é a melhor maneira de causar impacto online para quem tem um negócio local ou com menor capacidade financeira.

É uma abordagem que ajuda a aumentar o número de leads, a vender mais num curto espaço de tempo a um custo menor do que o marketing tradicional, e a recolher dados através de ferramentas próprias que ajudam no planeamento e estratégia de futuras campanhas de marketing e publicidade.

Nos pontos do planeamento e estratégia, o Marketing Digital é uma verdadeira mais-valia a nível micro para perceber e sentir o pulso ao negócio da sua PME. E porquê? Porque permite otimizar e maximizar:

  • Custo-benefício;
  • Atração do público-alvo;
  • Geração de leads;
  • Análise de dados em tempo real;
  • Conversão nas páginas de destino;
  • Conteúdo;
  • Análise e Benchmark de Concorrência
  • Processo de trabalho

Com efeito, e com um mundo de oportunidades tão grande, seria um erro a sua PME não investir tempo e aprendizagem em Marketing Digital.

Posto isto, passo finalmente a apresentar as 7 vantagens do Marketing Digital para PMEs que acredito serem fundamentais para obter mais e melhores resultados.

7 vantagens do Marketing Digital para PMEs

1 – Chegar aos consumidores que estão online

Quando precisa de encontrar um novo produto ou serviço, qual é a primeira coisa que faz? Muito provavelmente, vai ao seu smartphone ou laptop, certo?

Se o faz, também os seus potenciais clientes. Se a sua empresa não estiver online e visível nos resultados da pesquisa, esqueça, para eles a sua empresa não existe e não vai poder resolver ou satisfazer o que desejam.

Assim, o Marketing Digital é a melhor maneira para aumentar os resultados da pesquisa para que os seus clientes possam e tenham maior probabilidade de visitar o seu website. Quantas mais pessoas conseguir impactar e incentivar a fazê-lo, mais probabilidade terá de as converter aos produtos e serviços que oferece.

2 – Perceba quem é o seu público-alvo

Uma das melhores coisas do Marketing Digital é obter um feedback constante, em tempo real, que o informa sobre quem é o seu público-alvo, o que eles querem e procuram no seu negócio. Desta forma, perceber também onde o pode melhorar.

Quanta mais capacidade tiver de entender o seu público-alvo, mais qualidade acrescentará às suas campanhas. Por outro lado, com mais informação e dados, poderá personalizar os seus serviços e produtos, e torná-los ainda mais atraentes.

3 – Conhecer e combater a concorrência

Para qualquer empresa, é fundamental conhecer o mercado onde está inserida. Nunca se esqueça desta máxima. No caso de uma PME, esta máxima ganha outra relevância.

Para que o seu negócio seja bem-sucedido, necessita de estar atento ao que os seus concorrentes fazem, para não cometer possíveis erros.

Assim, quando conseguir olhar para os seus concorrentes não apenas como alguém que quer vencer, mas como alguém que pode ensinar, está no caminho certo. Desta forma, terá sempre um panorama do que está ou não a funcionar no mercado. Que tipo de conteúdo usam? Têm um Blog? Comunicam com Google Ads? São fortes ao nível de SEO?

No fundo, o Marketing Digital ajuda-o a perceber o ambiente onde comunica. Qual o melhor caminho para comunicar a marca e ser único; como se pode envolver com o público-alvo; para que no fim, a conclusão seja: eu consigo fazer melhor!

4 – Seja acessível: transmita confiança e credibilidade

Outras das vantagens do Marketing Digital para PMEs é também permitir mais e melhor interação com os seus clientes, a um nível mais pessoal.

A presença online ou o engagement nos Social Media, pode não parecer, mas são “armas” para melhorar a confiança e credibilidade do seu negócio.

Atualmente, o número de pessoas que recorrem a plataformas como o Facebook, Instagram, LinkedIn ou plataformas de opiniões para conhecerem melhor as marcas é gigante. Por isso, quanto mais acessível, verdadeiro e confiável, mais tem a ganhar.

Por outro lado, ter conteúdo próprio, único, com personalização em cada resposta, são apenas mais-valias que pode aproveitar.

Mas quer saber o melhor de tudo? Só parte de si, a veracidade e a credibilidade não têm preço. Daí dizer-lhe que, trabalhar a sua persona digital é fundamental para uma melhor interação.

5 – Análise e Controlo

Das principais vantagens do Marketing Digital para PMEs é mesmo este ponto, análise e controlo. Graças às suas ferramentas, o Marketing Digital permite uma medição rigorosa de resultados.

Ao ponto mesmo de medir com detalhe os resultados de cada campanha (alcance, cliques, preenchimento de formulários, investimento, etc).

Por outras palavras, quando falamos em planear, nada melhor do que saber corrigir e otimizar uma etapa do nosso processo, caso esta não esteja a correr bem. Mas, mesmo que tenha de fazer os ajustes necessários, saberá sempre que age com conta, peso e medida. Para uma PME isso é fundamental para garantir estabilidade operacional e financeira a longo prazo.

6 – A efetividade das ferramentas de Marketing Digital

Além de muitas serem gratuitas, as ferramentas do digital permitem uma melhor relação entre custo/benefício. Até mesmo aquelas que implicam um custo mensal/anual, acabam por se “pagar” a elas mesmas através dos resultados que obtêm. (Dica: Conheça as 18 melhores ferramentas de Marketing Online para o Hubspot)

Canais de marketing digital como um website, loja online, e-mail, Google Ads, o SEO ou Social Media são significativamente mais sustentáveis em comparação com os canais tradicionais, ao nível de investimento.

Por outro lado, oferecem às PMEs a mesma capacidade de promoção e atração de uma grande empresa. Quer isto dizer que, até mesmo com pouco investimento, pode conseguir ótimos resultados.

7 – The Next Big Thing

Por tudo isto, o Marketing Digital é assim um caminho a trilhar para o sucesso comercial de qualquer PME. Especialmente, porque encontram neste método um aliado de peso, que ajuda no posicionamento de mercado e capaz de competir com os grandes players do mercado.

Se na sua PME seguir corretamente os predicados do Marketing Digital, não se espante quando perceber que as suas estratégias funcionam, de uma forma eficiente e, consequentemente, são mais competitivas e rentáveis.

Por isso, está nas suas mãos fazer o melhor para a sua PME e quem sabe, poderá mesmo ser: The Next Big Thing!

Está preparado para implementar Marketing Digital na sua PME?

Conte com a minha ajuda para o fazer. Fale comigo para uma Consultoria de Marketing Digital, personalizada, orientada e focada na maximização de resultados!

 

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António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
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