Se me perguntar o que é um Consultor de Marketing Digital a minha resposta é: um parceiro focado em apresentar resultados (negócios e leads). No fundo, uma mais-valia técnica e especializada para o negócio das empresas. Este é o grande compromisso e a meta do meu trabalho enquanto Consultor de Marketing Digital.
Ser um decisor de estratégias, orientar tomadas de decisão, acrescentar valor e contribuir para o desenvolvimento de quem me escolheu.
Na minha opinião, esta é a abordagem que um Consultor de Marketing Digital deve seguir.
Isto porque, é fundamental analisar as reais necessidades do cliente e só depois apresentar uma verdadeira solução. Nunca devemos correr o risco de fazer promessas infundadas ou seguir atividades desorientadas do foco e das possibilidades de investimento das empresas.
Para quem trabalha na área do Marketing Digital, sabe que não existe espaço para ilusões ou cenários irreais.
Mas deixemos de criar momento, passemos para o que deseja realmente saber: qual é o papel de um Consultor de Marketing Digital?
Está preparado? (Acredite que os meus dias podem ser bem longos)
O que é um Consultor de Marketing Digital?
Se formos à origem do conceito, um Consultor de Marketing Digital é um profissional qualificado, com formação especializada em Marketing Digital, focado em orientar os seus clientes para melhores resultados e otimizar o desempenho dos seus produtos e serviços digitais.
Dito desta forma até parece uma definição demasiado técnica, mas a verdade é que hoje em dia, na hora de contratar este tipo de profissional, as empresas têm de saber exatamente com o que podem contar relativamente aos serviços de Consultoria.
Por outras palavras, quem procura este tipo de profissional está à procura de uma solução e não de um problema. Eficiência, competência e compromisso devem ser a resposta quando se aborda os processos de marketing e venda digital dos clientes.
Principais funções de um Consultor de Marketing Digital
Quando falamos em funções em específico, falamos de um profissional multidisciplinar.
Mas antes disso, a primeira decisão a tomar enquanto Consultor de Marketing Digital é: deixar o “Eu” de fora e passar todas as questões para “Temos”. Porque quando se encontram problemas como:
- “Eu preciso de atualizar os conteúdos do meu website”
- “Eu preciso de melhorar a minha estratégia de SEO”
- “Eu preciso de anunciar no Google Ads”
- “Eu preciso de fazer Inbound Marketing”
- “Eu preciso de obter um sistema de E-mail Marketing”
Todas elas devem ser consideradas um problema de dois e não de um.
Assim, é fundamental trabalhar em conjunto com os parceiros. Sejam eles, empresas de grande dimensão, startups ou projetos independentes. Depois disto sim, começar a trabalhar em:
- Desenvolver novas formas de engagement entre empresa e clientes;
- Fazer uma avaliação criteriosa ao Marketing Digital existente: Social Media, SEO, Content Marketing, Paid Media, etc.
- Definir novos objetivos de marketing;
- Pensar em estratégia e planeamento a longo prazo;
- Orientação e acompanhamento da equipa de marketing;
- Coordenar as plataformas de conteúdo;
- Analisar e otimizar as campanhas existentes;
- Monitorizar o sucesso e garantir que os melhores resultados são alcançados;
- Etc.
Além disso, é fundamental ser um bom ouvinte. Por que além de dar outra visão do negócio, deve ter a consciência das necessidades e quais os problemas a resolver. Simpatizar com os problemas da empresa é fundamental.
Qual é o tipo de Consultor de Marketing Digital está mais alinhado às suas necessidades?
Após saber o que é e quais as suas funções, será que um Consultor de Marketing Digital é o mais adequado para a sua empresa?
Se pensa contratar um serviço de Consultoria de Marketing Digital, tenha sempre em mente que é um passo que tem de corresponder ao que deseja. Isto porque, o Consultor de Marketing Digital é também um consultor de SEO, Consultor de Content Marketing, Consultor de Social Media… Se assim for, nada como um profissional à medida das suas necessidades:
A) Consultoria de Marketing Digital com foco no Planeamento de Marketing Digital:
Este tipo de consultor foca-se na estruturação de um plano de ações que investe na orientação de todos os passos necessários, por norma, durante 12 meses.
B) Consultoria de Marketing Digital Pontual
Consultor ideal para dar suporte à equipa de Marketing, suprindo necessidades com resultados a curto prazo. Campanhas Google Ads, Otimização de SEO, Blogging, etc
C) Consultoria de Marketing Digital Contínua
Consultor que investe no contacto direto com o cliente, numa estreita pareceria para melhorar e otimizar resultados. Nada melhor que o cliente sentir que é muito mais que uma parceria.
Sabia que apenas 22% dos negócios estão satisfeitos com as suas taxas de conversão e qualificação?
Com efeito, agora que conhece o papel e mais-valias do Consultor de Marketing Digital? Será que precisa da sua ajuda?
Deixo-lhe um dado que pode ajudar na sua decisão. Segundo o Econsultancy, apenas 22% dos negócios estão satisfeitos com as suas taxas de conversão e qualificação.
Quer isto dizer que, o papel de um Consultor de Marketing Digital pode mesmo fazer a diferença e impulsionar as suas vendas.
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António Castro
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