Será o Marketing Digital uma grande solução para as empresas? Para o seu sucesso?
O Marketing Digital é uma solução de geração de negócios altamente eficaz, quando realizado com foco nas pessoas e no valor que pode acrescentar ao negócio das empresas! Assim, quando é alinhada com a equipa e de acordo com os seus potenciais clientes, é uma solução incrivelmente poderosa.
E porquê? É simples!
“The best marketing doesn’t feel like marketing.” — Tom Fishburne, Founder & CEO, Marketoonist
A título profissional, também acredito nesta máxima. Todo o empenho que apresento nos meus serviços de Consultoria de Marketing Digital apresentam sempre Consistência, Relevância e Foco (verdadeiro) nas necessidades do cliente e dos seus produtos e serviços. Como costumo dizer, só assim é que é possível ter sucesso.
Acredito que, por vezes, temos de conseguir saber ouvir e conhecer diferentes visões. Sair da nossa bolha e seguir caminhos alternativos à nossa rotina. Temos de trabalhar em análises diagnóstico, planos de melhoria e implementação, e acrescentar métodos que possam ser dinamizados no futuro. Só desta forma é que conseguimos ultrapassar os obstáculos digitais que encontramos.
Agora que conhece a minha opinião, qual é a sua? A Consultoria de Marketing Digital é então, uma solução ou uma alternativa?
Calma, não responda já! Sabe porquê? Vai depender em que fase de maturação está o seu negócio.
Uma das primeiras questões que deve colocar a si mesmo, enquanto responsável de projeto, departamento ou até enquanto responsável da própria empresa, é se tem pessoas na sua equipa de trabalho com conhecimentos para seguirem e atingirem os resultados pretendidos. Ora vejamos os seguintes casos:
A) Fase de arranque de uma empresa
Por exemplo, nesta fase, a decisão em seguir uma Consultoria de Marketing Digital tem de ser bem pensada.
Se está no início, tem de dar tempo para que todo o processo de comunicação digital passe por todos os elementos da equipa. Lembre-se sempre, elaborar e delinear um bom Plano de Negócio e Marketing Digital é essencial para que toda a equipa esteja em sintonia.
Só depois disso, deve definir as estratégias mais corretas para conseguir comunicar e deixar uma presença digital bem vincada.
Primeiro, deve sempre conhecer e dar confiança a quem está consigo. Segundo, tem de dar tempo a todos para conhecerem com quem vão concorrer e como funciona o mercado onde está inserido o projeto.
No fundo, nada como deixar a equipa sentir o pulso do mercado, sair da sua zona de conforto e procurar respostas.
B) Fase de crescimento da empresa
Aqui sim, nesta fase, a Consultoria de Marketing Digital é uma solução para acrescentar valor.
Nesta fase quando precisa de alimentar os vários canais digitais em que a organização atua, um boost de know-how, estratégia digital e planeamento, tornam-se mais-valias para o trabalho diário.
Além disso, não tem de pensar na Consultoria de Marketing Digital como uma despesa ou custo, tem sim de a entender como um aconselhamento, guia e visão externa para lidar com questões problemáticas de marketing ou comunicação.
Desbloquear o que está ou não a funcionar, testar novas soluções e ações para atingir melhores resultados, são o clique para impulsionar o seu negócio no plano digital.
C) Empresa estável e cimentada no mercado
Por último, se a sua empresa estiver cimentada e estável no mercado, a Consultoria de Marketing Digital é excelente para complementar dois objetivos:
1 – Passagem de conhecimento de Marketing Digital;
2 – Implementação de boas práticas de Marketing, Skills, Processos e Metodologias no seu Departamento de Comunicação e Marketing.
Quer isto dizer que, neste cenário, a Consultoria de Marketing Digital acaba por ser uma solução combinada: de Marketing e Formação.
Tem ainda como consequência, o alinhamento da visão interdepartamental sobre a importância do Marketing e dos seus processos para toda a empresa.
Agora, chega o momento! A Consultoria de Marketing Digital é então…
O “extra-mile” que a sua empresa precisa para conseguir:
- Aumentar e atrair mais clientes através de Inbound Marketing;
- Redefinir os objetivos de Marketing Digital;
- Medir e otimizar métricas digitais;
- Melhorar o relacionamento com clientes e potenciais clientes;
- Abrir mercados e explorar novos canais;
- Posicionar o seu próprio negócio online;
- Otimizar taxas de conversão;
- Criar estratégias de Marketing Digital e Comunicação eficazes;
- Maximizar campanhas Google Ads para melhores resultados;
- Otimização SEO para subir no Google;
- Qualificar e captar mais leads;
- Gerar conteúdo útil, de qualidade e relevante.
Mas tudo isto só é possível, se existir um trabalho que respeite a dimensão da sua empresa, os desejos dos seus clientes e que lhe garanta um posicionamento digital sólido, eficaz e mensurável.
Se tem uma equipa de Marketing na sua empresa e quer trabalhar melhor a sua Estratégia de Marketing Digital, Estratégia de Geração de Leads e Geração de Conteúdo, por que não trabalharmos em conjunto?
Fale comigo para saber o que a Consultoria de Marketing Digital pode acrescentar (de valor) ao seu negócio!
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António Castro
Consultor de Marketing Digital
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