O Manual do WordPress para PMEs

Já ouvir falar de WordPress mas não sabe que vantagens tem e como o usar? Eis o manual que precisava.

Se alguma vez juntar os conceitos WordPress e PMEs, o resultado são… resultados excelentes. Como quem diz, vendas, leads ou notoriedade. Por outras palavras, o WordPress para PMEs é uma chave para mais negócios, melhor posicionamento de marca e mais clientes potenciais, se procura, claro, ter um site eficaz usando um CMS simples. Claro que existem outras soluções bem mais complexas e outras, muito piores. Tenha cuidado na escolha!

Com efeito, como quase toda a gente gosta de um bom cocktail (com ou sem álcool), decidi juntar os conceitos e criar um mix irresistível para decidir se o WordPress é a arma (pouco) secreta para a PMEs. Aqui, encontra os motivos e razões para pensar nesta plataforma de construção de websites para construir as bases sólidas da sua casa digital.

Mas antes de irmos à combinação WordPress + PMEs, uma pequena reflexão sobre a importância de um website vem mesmo a calhar, certo?

O Manual do WordPress

O Manual do WordPress: tudo o que precisa de saber 🙂

Porque é que a sua PME deve ter um website?

Muitas PMEs, especialmente as novas ou as muito antigas, por vezes, não têm um caminho digital “propriamente” definido. Concentram-se nas necessidades urgentes e operacionais do seu negócio e deixam de lado os alicerces que ajudam a sustentar toda a estratégia de marketing (digital ou não).

Nunca esquecer: um website é uma ferramenta vital, essencial e acessível

 

Assim, é fácil perceber porque muitas acreditam que ter um website é um luxo sem o qual podem viver. Acreditam que uma simples página nas redes sociais é suficiente para impulsionar a presença online, ou que um site pode ser feito usando qualquer plataforma de sites que lhes apareça.

No entanto, a verdade é que uma das formas mais eficazes de começar a promover, verdadeiramente, um negócio é construir um website profissional.

Quer isto então dizer que, se é responsável por uma PME, deve saber que um website não é então um luxo ou um empreendimento frívolo: é uma ferramenta acessível e essencial que todos (TODOS) os negócios precisam.

E porquê? As respostas estão nos 7 pilares do porquê de um website ser essencial numa estratégia digital de uma PME.

1 – Um website é o ponto de partida da Estratégia Digital

Antes de imprimir cartões de visita ou gastar logo dinheiro em publicidade, primeiro, precisa de pensar na criação de um website para a sua empresa para iniciar a sua estratégia de Marketing Digital.

Um website é totalmente personalizável e permite criar uma super estrutura, com todos os detalhes do seu negócio, informações de produtos e extras associados.

No fundo, é mais uma ferramenta para cimentar o posicionamento online e, com ela, ganhar mais um canal de comunicação. No caso, vai ser a ferramenta mais importante da área digital, o ponto de partida (e chegada) de todos os seus negócios.

2 – Um website pode vender produtos e serviços (online e 24h)

Tal como referi no ponto anterior, o facto de um website poder ser moldável, é um excelente indicador para mostrar a sua versatilidade e adaptação ao modelo de negócio.

Com o foco certo, poderá “facilmente” criar e estruturar um negócio de e-commerce. Depois de o fazer, consegue atualizar em tempo real as informações dos seus produtos e serviços, sem esperar ou pagar por serviços extra.

Reforçar ainda que, esta faceta e-commerce pode ser otimizada para orientar potenciais clientes para uma navegação mais intuitiva e simples. Duas características essenciais para um website eficaz.

Se esta é a vertente da sua PME, lembro que, os websites de e-commerce (usando protocolos de pagamento seguros e gateways fidedignos, como o Stripe ou PayPal) garantem segurança nas transações e simplificam o processo de venda para ambas as partes (funcionários e clientes).

nota: naturalmente, existem áreas onde poderá escolher entre a investigação necessária (investimento pessoal de tempo para a implementação) ou a sub-contratração de um especialista com experiência que lhe assegura a tarefa.

3 – Um website ajuda a criar ligações com novos clientes

Embora possa já ter uma base de clientes estabelecida, um website é uma maneira para criar ligações com novos clientes que podem não estar familiarizados com o seu negócio.

Por exemplo, são inúmeras as pessoas que recorrem à Internet quando têm um problema. Encontrar soluções é fácil, mas a sua empresa é um potencial facilitador de problemas?

Com um website bem apetrechado consegue posicionar o seu negócio como uma solução para as necessidades dos seus clientes. Além disso, pode otimizar os termos de pesquisa (SEO) relacionados com o seu segmento. Isso irá expor a sua empresa a potenciais clientes na web. (vou explicar este ponto mais à frente).

4 – Um website tem grandes benefícios para PMEs

E novidades? Um conceito errado sobre os websites é que eles são ideais para empresas multinacionais e para grandes marcas. Errado! Totalmente errado.

Na realidade, os websites são particularmente benéficos para PMEs – é a melhor maneira de posicionar o negócio localmente e conseguir competir com os maiores players do mercado.

Além disso, os mecanismos de pesquisa geralmente classificam os resultados com base na localização. Por outras palavras, quem pesquisar “lojas de sapatos perto de mim”, o Google fornecerá resultados na região onde estiver o utilizador.

Assim, é muito claro que a presença online traz grandes benefícios para as pequenas empresas, especialmente para aquelas que vendem localmente.

5 – Um website constrói credibilidade

Nada é mais importante do que a capacidade de ser encontrado no digital. Se não tiver uma identidade online estabelecida, os seus potenciais clientes não conseguirão encontrá-lo.

Não aparecer nos motores de busca (ou pelo menos na internet) é uma das formas mais rápidas e definitivas de perder credibilidade como negócio – faz com que a sua empresa pareça desatualizada, fora de alcance e não confiável. Por outras palavras, é extremamente importante cimentar e ganhar uma posição online, especialmente no Google.

Mesmo que seja ótimo em marketing tradicional, pode estar a perder inúmeros de negócios e vendas se não estiver bem presente no digital.

Clientes satisfeitos partilham rapidamente o que pensam sobre as suas experiências. Ao contrário, sucede o mesmo. Por isso, nada como construir uma base sustentável e atenta a estes pormenores.

6 – Um website ajuda a controlar o caminho online

Por esta altura, já deve ter percebido que ter uma página nas redes sociais não é suficiente.

Construir a sua presença online através das redes sociais, embora seja importante, não é suficiente.

Ao focar-se somente em plataformas de terceiros, está à disposição deles. Se a plataforma decidir encerrar a sua conta, alterar as políticas ou rever toda a programação, poderá sair prejudicado no contacto com o seu público.

Ao ter o seu próprio website, pode controlar o conteúdo que publica e a plataforma de domínio onde está hospedado.

7 – Os websites são ferramentas de marketing “simples” e acessíveis

Muitas PMEs evitam trabalhar o seu próprio website porque consideram muito complicado de executar ou caro para o idealizar; mas ter um website e mantê-lo é mais fácil e barato do que nunca.

Mesmo sem ser um especialista, através de plataformas de construção de websites é possível estruturar e criar um website em apenas algumas horas. Algumas delas, até são gratuitas.

Aproveitando este último ponto, é aqui que entra então o WordPress para PMEs. (estava de desejoso que chegasse a esta parte)

WordPress para PMEs: a chave do sucesso no digital

Esta plataforma é cada vez mais escolhida por PMEs na hora de construir um website. É o CMS mais popular do mundo. Não apenas pela flexibilidade de articular um website institucional, mas, porque também é uma peça fundamental para qualquer Estratégia de Marketing Digital.

A sua versatilidade e adaptabilidade a quase todo o tipo de necessidades e funcionalidades através de “plugins” – que são adicionados de forma muito simples (na maioria dos casos gratuitos) – permitem ter um website altamente interativo e otimizado nas diferentes áreas do Marketing Digital.

Alguns exemplos disso:

WordPress para Content Marketing

Com a consolidação do conceito Content Marketing no Digital, essa vertente ganhou dimensão. O caminho para atração de leads através de conteúdo relevante e de qualidade, é um dos caminhos para cimentar o posicionamento online. Muitas foram as marcas que, sabendo disto, perceberam que a criação de conteúdo poderia ser uma arma para atrair mais clientes.

Blogging é o expoente disso mesmo. A criação de um blog é fundamental para mais resultados e menos custos de aquisição (com a estratégia de conteúdo adequada), e nada como o WordPress enquanto motor de publicação de conteúdos para o fazer.

Além disso, o Google prefere websites que contêm uma grande quantidade de conteúdo sobre o mesmo assunto e, principalmente, aqueles que adicionam constantemente mais e mais conteúdo. Websites estáticos, com pouco conteúdo novo, caem a pique ou nem chegam a subir.

Afinal de contas, o nosso conteúdo não tem de solucionar problemas e satisfazer necessidades?

WordPress e Social Media (redes sociais)

O WordPress facilita a interação com as redes sociais. Quando falamos em presença online e Marketing Digital, um dos aspetos mais importantes é a integração e interação com o resto do “universo” online e, principalmente, com as redes sociais. Através de plugins podemos controlar algum do nosso ecossistema digital a partir de um dashboard de WordPress e criar uma rede mais interligada. Desta forma, facilitamos imenso a publicação de conteúdo nas redes sociais e os fluxos desse mesmo conteúdo.

Um processo bastante útil na hora de analisar e controlar resultados.

WordPress para E-mail Marketing

Numa estratégia de Marketing Digital, não pode faltar uma boa dose de e-mail marketing, servida com substância e segmentação. Tal como a integração das redes sociais, a integração com plataformas de E-mail Marketing também se torna mais fácil e linear, usando o WordPress e os seus plugins, desenvolvidos pelas  próprias empresas que prestam esses serviços, tipo Mailchimp ou E-goi, para dar alguns exemplos. Através desses mesmos plugins integrados com as ferramentas (mais uma vez), é possível capturar contatos, criar newsletters para segmentos específicos de clientes, e-mails de boas-vindas, fluxos de automação de contactos, respostas automáticas, etc.

WordPress para melhorar o SEO

Todos sabemos que alcançar uma boa posição no Google é um desafio cada vez mais complexo, e exige pensar em cada website como se fosse um “organismo vivo”.

No caso, o WordPress oferece ferramentas que ajudam a melhorar alguns aspetos fundamentais da otimização SEO. Uma delas é o Yoast, um dos plugins mais populares do WordPress.

O Yoast está entre as principais contribuições para facilitar e ajudar na configuração das traves mestres da estratégia SEO: definição de “Títulos”, “Headers”, “Meta-Tags”, “Sitemaps”, “Pesquisa de Keywords”, tudo isso é possível com o Yoast.

Sem perder muito tempo, é possível construir um posicionamento sólido e sempre atualizado.

Nota: O WordPress domina os resultados SERP do Google com 2,28 bilhões de resultados. (Digital Blog)

Com efeito, estes pequenos exemplos mostram então as valências do WordPress para PMEs, não há dúvidas que a chave de uma Estratégia Digital é fazer com esta se mantenha permanente no tempo. Com o WordPress, esse caminho torna-se mais sólido.

Para finalizar, gostaria só de acrescentar alguns pontos e motivos finais no que toca à escolha deste caminho.

Os motivos por detrás do WordPress para PMEs

Custos

O WordPress é perfeito para suportar o seu website. O principal motivo? O WordPress -sendo um software open source -, que não representa qualquer tipo de custo para os seus utilizadores. Os custos de ter um site com wordpress estão mais relacionados com templates, alojamento e plugins profissionais.

Rápido, intuitivo e simples

Para colocar um website feito em wordpress, nnão é preciso muito know-how técnico. Basta encontrar um tema (sim, pode escolher milhares de temas com o WordPress) e começar a instalação do WordPress. Claro que este é apenas o primeiro passo de  uma abordagem mais profissional e estratégica.

Arquitetura e Otimização de SEO

Não me canso de falar sobre a importância do SEO para PMES e de como é essencial cimentar a presença digital.

Através do WordPress, trabalhar as bases de SEO torna-se mais simples do que com outros tipos de CMS: há uma série de plugins e complementos que descomplicam (um pouco) esta área. Lembra-se do Yoast? Não é exclusivo no mercado, mas é um dos melhores!

Templates de Design à Medida

Implementar um layout incrível com o WordPress é possível e não tem de “meter” propriamente as mãos na massa no design e no código, Html e CSS. É “totalmente” customizável e pode adaptar-se consoante as suas necessidades e da área de negócio, mas convém saber onde encontrar os melhores templates do mercado e adequar a escolha do mesmo ao seu objetivo de negócio.

Comodidade e Simplicidade de Uso

Aceda às configurações e ao backoffice do seu website em qualquer lugar. Não precisa de estar no computador para conseguir fazer alterações no conteúdo. Bem, pelo menos alterações que não exijam muita complexidade, claro.

Tem um sistema de backoffice (gestão de conteúdos) ao qual pode aceder facilmente em smartphone ou tablet (pode escolher onde quer trabalhar). É possível publicar novos conteúdos e até modificar a aparência dos conteúdos que existem, com rapidez e de forma prática (dependendo da tarefa que quer fazer, claro).

Sites WordPress com Segurança

O WordPress (e uma comunidade incrível de pessoas que mantêm e desenvolvem o WordPress espalhadas pelo mundo fora) trabalha de forma contínua e consistente para garantir a segurança dos utilizadores do seu CMS (Content Management System). Lança atualizações regulares e patches de segurança, com o objetivo de criar uma solução tipicamente segura e com o menor número de vulnerabilidades possível: claro que é conveniente usar plugins confiáveis e investigar antes de usar e instalar seja o que for. Aconselho também que faça alguma investigação sobre como aumentar a segurança do WordPress dado que todos os sites (todos) são atacados diariamente.

 

Nota: Para explorar estes, reconheço que recorri a uma cábula interior do meu espaço Blog. Por isso, no final desta parte ou após terminar a leitura deste artigo, dê uma vista de olhos às Vantagens de Usar o WordPress para o seu website.

Por outras palavras, precisa de mais motivos?

Uma coisa é certa: se é uma PME o meu conselho é que explore o WordPress ao máximo, aliás já o devia ter feito. É uma opção que deve considerar para a sua empresa, exatamente com o objetivo de potenciar o seu Marketing Digital. E deve fazê-lo se quiser um negócio sustentável a médio e longo prazo, reduzindo gradualmente a dependência de ferramentas externas como Redes Sociais.

Esta plataforma tem todas as potencialidades para sustentar uma Estratégia Digital de sucesso. Articula como nenhuma outra ferramenta todas as características de um website com perfil institucional, corporativo, profissional ou e-commerce, com as mais completas funcionalidades de UI/UX e adaptável a todo o tipo de situações e necessidades.

Só pelo facto de ser GRATUITA, não há mais desculpas para não criar o website do seu negócio. Pelo contrário, só por saber deste facto, está a “prejudicar” ainda mais o seu negócio.

Quer isto então dizer que… é hora de começar!

Minimize os erros e tenha um “guia do wordpress” sempre pronto para agir e focar as suas ações e medir os seus resultados. O WordPress para PMEs ou até mesmo para empresas maiores, é uma solução bastante válida.

Se ainda não está certo e quer saber um pouco mais, fale comigo e explore a Consultoria em WordPress como solução para a sua empresa.

Vamos a isso?

 

Quer ajuda para a sua empresa crescer usando Marketing Digital?
Fale comigo e saiba como pode um Consultor de Marketing Digital ajudá-lo.

 

Também poderá estar interessado em

Como melhorar a sua estratégia de Marketing Digital?
Dicas práticas para ser mais eficaz e ganhar mais visibilidade!
Não perca 🙂

António Castro
Consultor de Marketing Digital
Google Ads, SEO, Inbound Marketing
Google Partner