Usar Google Ads para sua empresa vender mais?
Contents
Todas as empresas querem ter mais clientes, e vender mais produtos e serviços. E se lhe disser que com o Google Ads, essa intenção é quase certa?
Se pretende impulsionar as vendas ou geração de leads da sua empresa através da utilização de marketing digital e gostaria de começar com Gestão de Campanhas de Google Ads, o meu 1º conselho é: tenha ou peça para lhe fazerem uma estratégia focada na definição de objetivos e cumprimento do mesmos, usando posteriormente campanhas de promoção e anúncios online.
Na verdade, o Google Ads, ou AdWords, para ser uma verdadeira mais-valia para a sua empresa, deve ser uma ferramenta de marketing digital “trabalhada” e orientada para permitir que a sua empresa seja vista por mais pessoas (objetivo de notoriedade), ou chegar a pessoas que procuram soluções para problemas (leads), tudo isto dentro do seu orçamento e com foco na otimização de anúncios e pesquisa relevantes.
Contudo, o mais importante é garantir que tudo está alinhado para que esta ferramenta garanta a análise do investimento e resultados, face aos investimentos feitos em Google. Só desta forma, entenderá o poder do Google Ads e as técnicas de Google Marketing para recolher todos os frutos desta incrível ferramenta de Marketing Digital de promoção de anúncios pagos.
Mas para que não tenha dúvidas sobre o que pode fazer, façamos um pequeno enquadramento desta poderosa ferramenta de marketing da Google.
O que é o Google Ads, afinal?
O Google Ads, também conhecido como AdWords, é uma plataforma de publicidade digital que funciona com um sistema de lances (leilão) de custo por clique e cpm e que dá prioridade à qualidade e relevância do anúncio (para além de contabilizar o seu custo e respeitar o orçamento definido).
Tem como objetivo oferecer resultados de marketing entregues a curto-prazo e ser uma ferramenta muito ágil e eficiente para o controlo de investimento online e aquisição de novos negócios, vulgarmente chamados de leads.
Esta é uma ferramenta diferente das típicas estruturas de publicidade, uma vez que nem sempre favorece quem paga mais ou está disposto a pagar mais. E porquê? Porque o próprio Google incentiva os anunciantes a criarem conteúdos relevantes e de real interesse para os utilizadores, sob penalização de terem uma classificação baixa e, por comparação a concorrentes, serem “despromovidos” em visibilidade de posicionamento de topo.
O Google Ads recompensa os anunciantes que fornecem conteúdos relevantes e de real interesse para os seus potenciais clientes
Este acaba então por ser um dos maiores diferenciadores a ter em conta quando se utiliza o Google Ads (ou AdWords). Os anúncios devem ter qualidade, diferenciação e utilidade para o meio onde estão inseridos.
Por outro lado, o Google Ads é também é um sistema de publicidade digital que permite às empresas mais pequenas e com menor volume de negócio, competir frente a frente pelo topo dos resultados de busca com os maiores players de mercado. E isto, é de facto um diferencial inacreditável.
nota: se lhe disser que os anúncios representaram 224.47 mil milhões de dólares da receita do Google em 2023, quer dizer que existem bastantes anunciantes a investir em Google Ads para vender ou divulgar os seus produtos/serviços.
Enquadrado que está agora o tema, saiba como utilizar os anúncios do Google Ads para aumentar as vendas e ser um elemento diferenciador no seu negócio, e fazer face à sua concorrência.
Otimizar o Google Ads: o próximo passo
Como lhe disse em cima, se trabalhar continuamente na otimização das suas Campanhas Google, pode atingir novos marcos recorrentes nas suas vendas. A chave para o sucesso reside na análise constante dos dados e na adaptação das estratégias conforme necessário.
Para isso, siga as minhas próximas dicas ou garanta que quem faz a gestão das suas contas, o faz de forma diligente. A otimização contínua não só melhora a relevância dos seus anúncios, mas também maximiza o retorno sobre o investimento, permitindo que a sua empresa cresça de forma sustentável e competitiva no mercado digital e no seu mercado de atuação empresarial.
A) Segmentação do público-alvo
Uma das grandes vantagens de anunciar com o Google Ads é exatamente a possibilidade de comunicar para quem realmente quer atingir, utilizando as palavras-chave adequadas. Por isso, aproveite a segmentação e pesquisa do Google Ads para:
- Atingir o seu público por localidade / localização relevante
 - Palavras-chave relevantes para o tema, serviço ou negócio
 - Interesses e hobbys do seu target pretendido
 - Tipo de dispositivo que as pessoas usam ( varia de acordo com o negócio )
 - Intervalo Etário ( é altamente variável de acordo com o serviço promovido )
 - Género do potencial cliente
 - Dias da semana
 - Horário durante o dia
 
Se juntar a isto critério, qualidade, relevância e uma seleção cuidadosa de palavras-chave no conteúdo, tenho a certeza que chegará ao seu público-alvo.
Contudo, saiba que até acertar na taxa de conversão, tem de realizar diversos testes para perceber os padrões de comportamento dos seus utilizadores mais leais e que viram clientes. Mas depois disso, com uma comunicação direcionada e campanhas de adwords bem estruturadas, quem vai clicar nos seus links patrocinados vão ser aqueles que preenchem os critérios de segmentação que utilizou e que quer que guiem a sua campanha.
B) Um anúncio Google, uma página de destino
Se está a fazer campanhas Google, não perca tempo e desperdice dinheiro a enviar os seus clientes para a homepage do seu website. Se vende uma variedade de produtos/serviços, mantenha o foco e consciência no destino dos links patrocinados que anuncia.
Se os seus clientes não encontrarem o que realmente querem imediatamente assim que chegam ao seu destino, perdem o interesse que foi criado quando visualizaram o anúncio, quando clicaram no anúncio e aterram num “local” desconhecido.
C) Aposte em Remarketing (cuidado com os cookies)
Nem sempre (aliás, quase nunca) os seus clientes vão comprar imediatamente ou passar de leads qualificados a clientes. Alguns gostam de navegar e pesquisar por opções até decidirem avançar para a compra ou preenchimento de formulários e pedidos de orçamento. Mas isso não significa que não os possa voltar a impactar com os seus anúncios e até de forma mais interessante, optimizada e eficaz.
Através do Remarketing, umas das opções do Google Ads, pode voltar a exibir um anúncio a alguém que tenha sido impactado por este. Pode ser um cliente que abandonou o carrinho de compra, que chegou a uma página e fechou logo de seguida, visitou o seu website, etc.
A grande valia do Remarketing é que pode manter a sua marca na mente do seu cliente “constantemente”, especialmente se optar por campanhas de cpm.
D) Faça testes A/B nos seus Ads Google
Utilize os testes A/B para comparar a performance de cada anúncio das suas campanhas. Mediante os resultados dos Splits A/B, elimine os que estão com um mau desempenho ou a gastar muito, sem o retorno esperado.
Se fizer este controlo, fica muito mais perto de aumentar as vendas da sua empresa, gerar mais leads com um menor custo de aquisição de lead (CPL), e maximiza de forma bem mais relevante o seu orçamento disponível para iniciativas de Marketing.
E) Analise sempre o ROI
Quando avalia o ROI (Retorno do Investimento) dos seus anúncios Google, não olhe apenas para o desempenho geral das campanha existentes na sua conta de Google Ads.
Vá ao detalhe, tenha em conta o ROI de cada produto em particular para garantir que não perde dinheiro. Nem todos os seus produtos são iguais, nem todos os seus produtos têm a mesma rentabilidade e, por isso, também merecem investimentos diferentes.
Não olhe no global, pense também no pormenor! Esse é muitas vezes o diferencial que faz o sucesso do seu marketing e o faz investir acertadamente.
F) Acompanhe as métricas fundamentais
Uma das grandes vantagens de entender como utilizar o Google Ads é exatamente a possibilidade de medir métricas fundamentais para o seu negócio e para a própria gestão das campanhas.
Não se fique apenas pela análise às visitas, conversões ou eficiência dos seus anúncios. Tenha também em conta o ticket médio do seu cliente e todas as métricas relacionadas com números relevantes para as suas vendas, permanência dos clientes na sua empresa (LTV).
São este tipo de indicadores que o vão ajudar a saber como canalizar da melhor forma o seu investimento muito para além das simples e mais usuais métricas.
G) Defina uma estratégia para anúncios pagos
Todos os pontos anteriores não valem nada nem resultam em vendas, se não tiver uma estratégia definida, palavras-chave bem selecionadas e um orçamento bem planeado para a gestão eficaz da sua campanha de Google Ads com estratégias de google marketing.
Após analisar e decidir que vai otimizar esta ferramenta para aumentar as vendas da sua empresa, deve estruturar uma estratégia com cabeça, tronco e membros. Para isso, deverá ter em conta:
- Qual a sua persona e cliente típico com quem vai comunicar
 - Quanto vai investir diariamente na sua campanha de Google
 - Qual a duração da campanha: é sazonal, pontual ou permanente
 - Que critérios de segmentação serão utilizados para atingir o seu alvo
 - Qual é a geografia da sua campanha em função dos seus objetivos comerciais
 - Qualidade, relevância e utilidade do conteúdo que vai veicular na campanha
 - Que métricas de análise (CTR, CPC, ROI, etc) vão servir para controlar a campanha
 - Mapa de Keywords, intenção do consumidor
 - Relevância da Landing Page para a campanha ou campanhas
 
Portanto, é fundamental estruturar o seu plano de ação para implementação das suas campanhas Google. Neste caso, utilize o seu dinheiro de forma inteligente para conseguir otimizar resultados e aumentar as suas vendas, gerar leads ou resultados positivos através de campanhas adwords.
Quer melhorar as suas campanhas Google ou começar a usar Google Ads para o seu negócio?
Então, precisa de um Especialista Google Ads para começar a vender mais, poupar em custos e aumentar o ROI das suas campanhas Google Ads. Tenho a certeza que juntos vamos criar uma estratégia vencedora com anúncios pagos da Google. Vamos falar?
Também poderá estar interessado em:
Quer aumentar as vendas na sua empresa, colocar a sua empresa nos rankings do Google e gerar leads com regularidade?
Artigos recentes
- Como contratar um especialista Google Ads? Dicas (quase) infalíveis
 - ChatGPT vs. Perplexity AI: Qual é a Melhor IA para Si?
 - Como pode a IA transformar PMES? Simples
 - A Inteligência Artificial na Gestão de Google Ads: Revolução ou Risco?
 - Rows.ai, o Excel da era da Inteligência Artificial para dados e não só
 







