Inbound Marketing para Aumentar a Conversão e Qualidade dos seus Leads
- 24 de Fevereiro, 2020
- Inbound Marketing
Numa altura em que as regras do Marketing Digital estão em constante mudança, o desejo por melhores conversões e qualificação está na ordem do dia dos profissionais de marketing. Para o conseguirem, muitas empresas adotam e utilizam a Consultoria em Inbound Marketing para aumentar a consistência e gerar mais leads nas suas plataformas.
Está provado que o Inbound Marketing é uma das melhores formas para atrair, envolver e persuadir potenciais clientes.
Se me perguntarem se é uma boa solução, a minha resposta é sim! Está provado que o Inbound Marketing é uma das melhores formas para atrair, envolver e persuadir potenciais clientes. Já para não falar que é uma excelente estratégia para aumentar também tráfego, conversões e agregar valor à produtividade do negócio.
Assim, torna-se imperativo para as empresas, sejam elas PMEs ou grandes empresas, olharem para o Inbound Marketing como uma ferramenta de conteúdos essencial para aumentar a conversão e a qualidade dos leads gerados.
Se procura, soluções ou alternativas para impulsionar a sua estratégia digital e tirar total proveito da sua base de leads, conheça as razões que fazem do Inbound Marketing uma obrigação no seu planeamento digital.
5 Razões para apostar em Inbound Marketing
1 – Custo/Eficiência
De acordo com o Demand Metric, uma estratégia de Content Marketing focada e trabalhada com Inbound Marketing, custará 60% menos em comparação com outras abordagens tradicionais de marketing.
Para isso, basta “apenas” apostar em conteúdo relevante, com qualidade e que esteja alinhado com as expectativas e que resolva os problemas dos consumidores.
Um bom ponto de partida para isso, é criar mais Ebooks, Artigos de Blog ricos em informação ou Newsletters com conteúdos atrativos.
Através destes suportes é possível maximizar custos, atrair mais clientes, gerar leads mais qualificados e mais vendas.
2 – Dinamização Blog
Quer se queira, quer não, os Blogs continuam a fazer mossa na estratégia digital.
Se é uma das suas principais fontes de tráfego e leads, mas tem “problemas” na conversão e qualificação, saiba que existem duas razões que podem estar por detrás dessa não conversão.
Primeira, não existe uma estratégia de backlinks relevante, sólida e que traga autoridade. Segunda, pouco tráfego e visitas.
Portanto, para superar esses desafios, a utilização do Inbound Marketing é um excelente caminho para dar relevância ao seu Blog.
O Inbound Marketing vai trazer ao seu Blog três características essenciais para otimizar a conversão:
- Qualidade: um bom conteúdo deve ser bem escrito, bem-apresentado e solucionar as necessidades iniciais do utilizador;
- Segmentação: um bom conteúdo deve ser segmentado e produzido exclusivamente para cada buyer persona;
- Planeamento: uma boa estratégia de conteúdo deve ser moldada para cada persona com antecedência e planeada em detalhe para prevenir qualquer situação.
3 – Inbound Marketing como um barómetro de decisões
Quando começar a utilizar o Inbound Marketing vai perceber que vai conseguir ter uma visão macro da sua estratégia de geração de leads.
A explicação é muito simples, através do Inbound Marketing vai obter respostas rápidas para a geração de leads e vai conseguir analisar detalhadamente, em cada fase, a jornada de compra dos seus clientes.
Na prática, vai poder analisar todas as decisões comerciais, números de cliques, conversões nas páginas de destino ou até interesses e assuntos mais pesquisados.
4 – Mais Engagement, mais Leads
Com conteúdo atraente e real, que se concentre principalmente nos interesses do público, constrói um caminho para fidelizar e posicionar o seu negócio.
Um dos principais objetivos do Inbound Marketing é exatamente este, criar um maior engagement com os clientes e cimentar a presença digital dos negócios.
Ao conhecer os interesses do cliente, pode desenvolver estratégias mais eficazes, com interesse e que ajudam a aumentar o nível de confiança do seu negócio.
Crie Reconhecimento de Marca e Autoridade. Nunca se esqueça que quando o procuram ou solicitam informações, é porque existe uma necessidade. Logo, o seu trabalho é colmatar e satisfazer as necessidades do seu público-alvo.
5 – O mundo das Ferramentas de Inbound Marketing
O Inbound Marketing para além de apresentar formas reais de “poupança” nos orçamentos digitais, também traz aos profissionais de marketing ferramentas que maximizam cadeias de venda, proporcionam economias de escala e permitem um controlo total sobre todo o processo de compra.
Estas ferramentas, como o Hubspot, Survey Monkey ou o TypeForm, são auxiliares para levar as interações com os clientes para outro nível. Através de:
- Chatbots inteligentes para pré-qualificar leads e potenciais clientes;
- Landing Pages personalizadas;
- Leads Magnets;
- E-mails de nutrição relevantes e otimizados;
- Etc.
São ferramentas que oferecem soluções únicas para a geração de leads.
Com efeito, agora só precisa de seguir uma estratégia adequada para fortalecer o seu fluxo de trabalho e atingir os seus objetivos.
Já sabe, concentre-se em leads e não apenas no tráfego. Com a utilização do Inbound Marketing, acredito que vai olhar para o ROI com outros olhos. No fundo, como uma métrica que vai fazer com que o seu negócio tenha um crescimento exponencial!
Se precisa de ajuda de um consultor de marketing digital, agende uma sessão de consultoria online de Inbound Marketing e não perca mais oportunidades!
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António Castro
Consultor de Marketing Digital
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